Hans-Joachim Koellreutter: músico e educador musical <i>menor</i>

Autores

  • Teca Alencar de Brito Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo discorre sobre aspectos do pensamento do músico alemão naturalizadobrasileiro Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), enfatizando aqueles relacionadosàs suas reflexões e práticas acerca da educação musical. Abordando, ainda quesuperficialmente, sua trajetória de vida, com a chegada ao Brasil em 1937, e ocontínuo movimento que o transformou em importante personalidade da músicae da educação musical brasileiras, enfatizo suas proposições pedagógicas,destacando o ensino pré-figurativo das artes proposto por ele. Criando tramasentre as proposições koellreutterianas, aponto características que aproximamo pensamento e as ações pedagógicas do músico alemão do conceito menordos filósofos franceses Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992).Apresentando aspectos de seu pensamento pedagógico-musical, criando alianças,também, com o conceito de rizoma, vinculo algumas proposições koellreutterianasa modos atualizados de pensar/fazer educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Brito, T. A. de. (2015). Hans-Joachim Koellreutter: músico e educador musical <i>menor</i>. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/568

Edição

Seção

Artigos