A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música
Resumo
Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declaradospelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçãoà Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais,identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teóricoestá fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) ena tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para acoleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandosdo Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dosdados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do materialcoletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissionalem construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistaspara fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educaçãobásica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos delicenciatura no Brasil.
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