Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória
Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer a atuação do Pibid nos cursos de licenciaturaem música no Brasil com base nos quantitativos de bolsas de iniciação à docência(ID) e subprojetos aprovados, tomando como variáveis de estudo a região, acategoria da IES, a área de conhecimento dos cursos e a formação acadêmica docoordenador de área. Para isso, foram utilizados como fontes de dados o relatóriode bolsas referente ao Edital Pibid nº 61/2013, os relatórios de pagamento dos anos2013 a 2015 e os currículos Lattes dos coordenadores presentes em tais relatórios.Os resultados apontaram 1) a predominância de bolsas ID para a região Nordestee para IES federais; 2) música superou as outras linguagens artísticas e áreas deconhecimento que não estão contempladas como disciplina curricular obrigatóriano quantitativo de subprojetos e bolsas ID; 3) a maior parte dos coordenadores dossubprojetos de música não possuem licenciatura na área. São necessários estudosespecíficos para verificar a influência desses resultados nos trabalhos desenvolvidosem cada realidade.Downloads
Referências
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