Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória

Autores

  • João Fortunato Soares de Quadros Júnior Universidade Federal do Maranhão
  • Fernanda Silva da Costa Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer a atuação do Pibid nos cursos de licenciaturaem música no Brasil com base nos quantitativos de bolsas de iniciação à docência(ID) e subprojetos aprovados, tomando como variáveis de estudo a região, acategoria da IES, a área de conhecimento dos cursos e a formação acadêmica docoordenador de área. Para isso, foram utilizados como fontes de dados o relatóriode bolsas referente ao Edital Pibid nº 61/2013, os relatórios de pagamento dos anos2013 a 2015 e os currículos Lattes dos coordenadores presentes em tais relatórios.Os resultados apontaram 1) a predominância de bolsas ID para a região Nordestee para IES federais; 2) música superou as outras linguagens artísticas e áreas deconhecimento que não estão contempladas como disciplina curricular obrigatóriano quantitativo de subprojetos e bolsas ID; 3) a maior parte dos coordenadores dossubprojetos de música não possuem licenciatura na área. São necessários estudosespecíficos para verificar a influência desses resultados nos trabalhos desenvolvidosem cada realidade.

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Biografia do Autor

João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto I do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranha?o (UFMA). Doutor e Mestre em Educac?a?o Musical pela Universidad de Granada (Espanha) e Mestre em Mu?sica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), publicou em 2009 o livro “Fatores de influe?ncia no processo de ensino-aprendizagem musical: o caso da Escola Pracatum”, pela Editora Unimontes, e o livro "Música, Cultura e Sociedade na Espanha Contemporânea", pela EDUFMA. É autor de artigos publicados nas princiapis revistas científicas na Área no Brasil. Coordenador do projeto de Cooperação Internacional "Lei 11769/2008: plano de ações para a inserção da música em escolas públicas de ensino médio no Maranhão".

Fernanda Silva da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Soares de Quadros Júnior, J. F., & da Costa, F. S. (2015). Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/548

Edição

Seção

Artigos