Um estudo sobre percepção musical e crenças de autoeficácia no contexto de uma instituição de ensino superior paranaense

Autores

  • Lílian Sobreira Gonçalves Cento Universitário Claretiano
  • Rosane Cardoso de Araujo Universidade Federal do Paraná

Resumo

O tema deste artigo aborda a motivação para aprendizagem no contexto da disciplinade “Percepção Musical”. Dentre as diversas teorias de motivação, escolhemosa Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como referencial teórico para estapesquisa, com ênfase em seu elemento central: as “Crenças de Autoeficácia”. Oobjetivo geral foi investigar as crenças de autoeficácia de alunos da disciplina dePercepção Musical de uma instituição de ensino superior do estado do Paraná, paraverificar o quanto os alunos sentiam-se confiantes (ou não) para realizar atividadesde percepção e para organizar seus estudos de percepção no cotidiano. O métodoadotado para alcançar o objetivo geral foi o estudo de levantamento, conduzidopor meio de uma escala elaborada conforme as orientações de Bandura paraconstrução de escalas de autoeficácia. Este autor indica três etapas: elaboração,validação e aplicação. A escala conteve 15 questões, subdivididas em cinco partesdenominadas de ‘subescalas’. Foi validada por procedimentos estatísticos eaplicada em uma população de 38 alunos. Os resultados indicaram: que o aumentodas crenças de autoeficácia era diretamente proporcional ao tempo de estudo demúsica; que as maiores crenças de autoeficácia estavam relacionadas às atividadesrítmicas, em detrimento das melódicas e harmônicas; que as menores crenças deautoeficácia estavam relacionadas ao gerenciamento do estudo fora do ambientede sala de aula. Estes resultados, relativos especificamente ao estudo desenvolvido,trazem implicações para a Educação Musical, pois fornecem algumas indicaçõessobre como as crenças de autoeficácia podem ser fortalecidas no contexto dasaulas de percepção musical. Tais indicações estão descritas no final do artigo.

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Biografia do Autor

Lílian Sobreira Gonçalves, Cento Universitário Claretiano

Professora do Cento Universitário Claretiano (Curitiba/PR). Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especializou-se em Educação Musical - Coral (2001) e em Música - Regência Coral (2008), pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2008). Dedica-se à pedagogia musical desde 1989. Atua como regente de coral desde 1995. De 2006 a 2012 atuou como professora de Percepção Musical e Técnica Vocal dos cursos de graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Como aluna do PPG Música da Universidade Federal do Paraná, obteve o título de Mestre em Música na área de Educação Musical e Cognição

Rosane Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes. Bolsista de produtividade/ CNPQ (1D). Possui Pós-doutorado pela Università di Bologna / Itália (2012) realizado com bolsa CNPq;  Doutorado em Música pela UFRGS (2005); Mestrado em Educação pela UTP (2001); Especialização em Piano pela EMBAP (1993) e Bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP (1991). É Presidente da Associação de Cognição e Artes Musicais (ABCM), gestão 2014-2016 e Coordendora Adjunta do Comitê Assessor de Área (área Linguística Letras e Artes) da Fundação Araucária / PR (mandato 2013- 2016).

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

Sobreira Gonçalves, L., & Cardoso de Araujo, R. (2014). Um estudo sobre percepção musical e crenças de autoeficácia no contexto de uma instituição de ensino superior paranaense. REVISTA DA ABEM, 22(33). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/475

Edição

Seção

Artigos