As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos

Autores

  • Vania Malagutti Fialho Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa de doutorado que buscoucompreender as aprendizagens e práticas musicais presentes e desencadeadasno e pelo Festival de Música Estudantil de Guarulhos. Promovido pela Secretariade Cultura do município, o Festival envolveu gestores municipais, professores e,especialmente, 23 grupos musicais formados por jovens estudantes. Orientada pelaabordagem qualitativa e tendo como método o estudo de caso, a pesquisa investigoucomo o Festival abarcou, promoveu e mobilizou as práticas músico-sociais dosenvolvidos. Os resultados permitem a compreensão de aspectos como a dinâmica, aestrutura e o potencial músico-pedagógico imbuídos nesse tipo de evento. O Festivalalavancou a prática musical de vários jovens e modificou o cenário escolar a partir doengajamento de estudantes e professores com composições, organização de bandase apresentações musicais. Os dados mostram que o Festival extrapolou o espaço eo calendário formalmente estabelecido pelos organizadores, contemplando a vida e amúsica de seus participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Fialho, V. M. (2014). As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/465

Edição

Seção

Artigos