Licenciatura em música e<em> habitus</em> conservatorial: analisando o currículo

Autores

  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da tese de doutoramento que analisou quatrodocumentos curriculares de diferentes instituições brasileiras de ensino superiora partir da noção de habitus conservatorial. Destaca-se a construção do conceito,ancorada nas proposições teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu, com ointuito de provocar reflexões acerca do ensino tradicional de música e da naturalizaçãodo sistema de valoração musical orientado por este habitus – que influenciam a práticacurricular (e pedagógica) nas licenciaturas em música. Por fim, o texto discute asimplicações curriculares decorrentes da observação da música como fenômeno social,destacando questões relacionadas à consideração de outras músicas – juntamente epara além da música erudita – como possibilidade de conhecimento escolar oficial.

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Pereira, M. V. M. (2014). Licenciatura em música e<em> habitus</em> conservatorial: analisando o currículo. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/464

Edição

Seção

Artigos