Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical

Autores

  • Edson Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Estudos sugerem que alunos apresentam melhor desenvolvimento, engajamento ebem estar quando envolvidos em um contexto promotor de autonomia. Contudo, aspesquisas também apontam para o predomínio de um ambiente controlador nas salasde aula. O objetivo deste artigo é verificar as razões do predomínio do controle eavaliar como estas questões estão presentes no ensino de instrumento. Por meio derevisão de literatura foi possível verificar que os professores podem agir de formacontroladora por pressões da escola de música, pela dinâmica inerente a aulaindividual e por suas crenças a respeito da motivação. Também verificou-se que arelação controle-promoção de autonomia não é uma característica fixa e dicotômica,como proposto pela teoria. Por fim, considera-se que novas pesquisas podem nosajudar a compreender em que circunstâncias é possível obter uma predominância depromoção de autonomia.

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Figueiredo, E. (2014). Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/463

Edição

Seção

Artigos