Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo

Autores

  • Luciano da Costa Nazario Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • José Augusto Mannis Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo

O conteúdo deste ensaio, gerado a partir de um estudo em andamento relacionado aosprocessos criativos em música, propõe a reflexão e articulação de algumas atividadesinventivas destinadas ao ensino coletivo através de diferentes níveis de operações. Apesquisa*, fundamentada em investigações teóricas e prático-pedagógicas focadasintegralmente no processo criativo e educativo, conjectura ações que possam contribuirpara a assimilação de conhecimentos musicais dentro de uma perspectiva priorizandoprocessos volitivos quanto a aspectos intrínsecos à aprendizagem. Como resultado,apresentamos um modelo referencial para o desenvolvimento criativo, evidenciando-oatravés de exercícios e atividades exemplificadas minuciosamente durante o escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Nazario, L. da C., & Mannis, J. A. (2014). Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/462

Edição

Seção

Artigos