O Desenvolvimento cognitivo-musical de gêmeos fraternos

Autores

  • Taís Helena Palhares Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento cognitivo-musical de dois bebês específicos,gêmeos fraternos, filhos da autora, no período entre 3 e 18 meses de idade, a partir deuma pesquisa conduzida por esta. O estudo contemplou a análise do desenvolvimentocognitivo-musical dos bebês através de dados obtidos em observações e anotados emcadernos de campo e aplicação de aulas de música para os mesmos. As vocalizaçõesespontâneas realizadas pelos bebês aos 05 e aos 17 meses de idade foram transcritase analisadas. A preferência dos dois bebês por música a capella ou música comacompanhamento instrumental foi verificada através da aplicação de uma versãoalternativa do Headturn Preference Procedure (HPP), realizada num laboratório eletroeletrônicoda Universidade Federal de Mato Grosso, precedido por um experimentopiloto realizado na casa da pesquisadora. Verificou-se a preferência dos bebês pelaversão a capella. Observou-se que, apesar de possuírem temperamentos diferentes,os dois bebês se desenvolveram normalmente, sem diferenças significativas em seusdesenvolvimentos, onde linguagem e emoção caminharam juntas em todo o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Palhares, T. H. (2014). O Desenvolvimento cognitivo-musical de gêmeos fraternos. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/461

Edição

Seção

Artigos