Educação musical na escola: concepções do aluno de pedagogia

Autores

  • Wasti Silvério Ciszevski Henriques Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (UNESP)

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca das concepções do aluno de Pedagogiano que diz respeito ao sentido e importância da música em sua formação e futuraprática docente. A discussão apresentada é parte dos resultados atingidos napesquisa de mestrado “A Educação Musical em Cursos de Pedagogia do Estadode São Paulo”, que teve abordagem qualitativa e configurou-se como um estudomulticasos, realizado em cinco instituições paulistas que oferecem disciplinas ligadasà Educação Musical em seus currículos. As opiniões dos 52 alunos participantesda pesquisa foram colhidas por meio de questionários semiestruturados e, paraapresentação neste artigo, foram categorizadas em nove itens. Dentre os resultadosencontrados, destacam-se a importância da Educação Musical como meio para setrabalhar práticas sociais, valores e culturas, além de auxiliar no desenvolvimentointegral do ser humano. Observa-se, ainda, a crença no dom musical e a utilização damúsica como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem, auxiliando outrasdisciplinas do currículo. Espera-se que este estudo contribua para a discussão acercados aspectos que devam ser considerados na formação musical do pedagogo e parareflexões e ações em prol da música na escola.

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Henriques, W. S. C. (2014). Educação musical na escola: concepções do aluno de pedagogia. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/460

Edição

Seção

Artigos