A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia

Autores

  • Nair Pires Departamento de Artes - UFOP

Resumo

Este artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade daslicenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando comoobjeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado aidentidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade daárea artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficiale nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade denomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de MinasGerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios doslicenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações destemomento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Pires, N. (2014). A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/403

Edição

Seção

Artigos