Iniciação à leitura musical no piano

Autores

  • Ana Consuelo Ramos Escola de Musica da UEMG
  • Gislene Marino Escola de Musica da UEMG

Resumo

Este trabalho pretende enfocar o processo de iniciação à leitura musical no piano, apontando as etapas de leitura por gráficos, relativa e absoluta. O piano, considerado como instrumento musicalizador, favorece a abordagem dos conceitos musicais por meio de vivências, estabelecendo as bases para a compreensão musical, imprescindível à introdução da leitura. Propõe urn questionamento acerca do termo pré-leitura, empregado na educação musical para identificar a fase anterior à leitura da grafia tradicional. A leitura prévia é tratada como recurso indispensável à interpretação da partitura. Fundamenta, ainda, os processos de iniciação à leitura propostos no livro Piano 1: Arranjos e Atividades (Marino: Ramos, 2001), a partir das principais idéias pedagógicas do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Ramos, A. C., & Marino, G. (2014). Iniciação à leitura musical no piano. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/399

Edição

Seção

Artigos