Análise das composições de alunos de escola de música: uma investigação sobre possíveis diferenças no desenvolvimento musical de alunos com perfis distintos

Autores

  • Anete Susana Weichselbaum

Resumo

O presente artigo se baseia na dissertação de mesmo nome desta pesquisadora e se inserena área da psicologia da música. O estudo investiga a possibilidade de existir diferenças nodesenvolvimento musical entre alunos adolescentes de uma escola de música que realizam atividadesmusicais à parte do ensino formal oferecido pela instituição e alunos que não realizam tais atividades.Para responder à questão proposta, foi realizada a comparação entre o desenvolvimento musicalindividual dos alunos de ambos os grupos através do parâmetro da composição. A metodologia adotadaconjuga a abordagem quantitativa e a qualitativa, de coleta longitudinal. O Modelo Espiral e a TeoriaEspiral serviram como suporte teórico para a análise dos dados (composições e entrevistas). Inicialmente,foram analisadas as composições dos alunos da amostra (intencional), e, posteriormente, foi adotadoum procedimento complementar, a entrevista semi-estruturada, realizada somente com alguns alunos.Constatou-se que não houve diferenças no desenvolvimento musical entre os dois grupos de alunospesquisados em relação ao parâmetro da composição. Portanto, o fato de os alunos realizarem ou nãoatividades musicais à parte do ensino formal (escola de música) não interfere no desenvolvimentomusical individual.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Weichselbaum, A. S. (2014). Análise das composições de alunos de escola de música: uma investigação sobre possíveis diferenças no desenvolvimento musical de alunos com perfis distintos. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/397

Edição

Seção

Artigos