Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais

Autores

  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Resumo

A música está presente nos anos iniciais da escola de forma diversificada. A presençade professores especialistas nas unidades escolares é uma das possibilidades da música fazerparte do cotidiano da escola, mas muitas atividades que envolvem música são realizadas porprofessores dos anos iniciais. Tais professores recebem pouca ou nenhuma formação específicapara lidar com música em sua formação acadêmica. Professores especialistas e professores dosanos iniciais podem trabalhar colaborativamente, ampliando a experiência musical dos estudantes.O professor especialista precisa compreender a escola dos anos iniciais para evitar a fragmentaçãode conteúdos. O professor dos anos iniciais deve receber formação musical básica paracompreender e integrar aspectos educativo-musicais em sua prática docente. Cada professor, dosanos iniciais ou especialistas, com suas identidades próprias, poderia realizar trabalhos que sesomassem nas diversas realidades escolares: um profissional não substituirá o outro. Políticaseducacionais consistentes podem contribuir para uma ação colaborativa, reorganizando o espaçopara a música na educação.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Figueiredo, S. L. F. de. (2014). Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais. REVISTA DA ABEM, 13(12). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/331

Edição

Seção

Artigos