Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais
Resumo
A música está presente nos anos iniciais da escola de forma diversificada. A presençade professores especialistas nas unidades escolares é uma das possibilidades da música fazerparte do cotidiano da escola, mas muitas atividades que envolvem música são realizadas porprofessores dos anos iniciais. Tais professores recebem pouca ou nenhuma formação específicapara lidar com música em sua formação acadêmica. Professores especialistas e professores dosanos iniciais podem trabalhar colaborativamente, ampliando a experiência musical dos estudantes.O professor especialista precisa compreender a escola dos anos iniciais para evitar a fragmentaçãode conteúdos. O professor dos anos iniciais deve receber formação musical básica paracompreender e integrar aspectos educativo-musicais em sua prática docente. Cada professor, dosanos iniciais ou especialistas, com suas identidades próprias, poderia realizar trabalhos que sesomassem nas diversas realidades escolares: um profissional não substituirá o outro. Políticaseducacionais consistentes podem contribuir para uma ação colaborativa, reorganizando o espaçopara a música na educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).