Motivação para aprender música na escola

Autores

  • Miriam Suzana Pizzato Colégio Metodista Americano
  • Liane Hentschke Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo investigar as relaçõesentre os níveis de interesse e os níveis de competência, difi culdade e esforço para aprender músicana escola (Pizzato, 2009). Para tal, foi realizado um estudo quantitativo que utilizou dados secundáriosda pesquisa internacional “Os signifi cados da música para crianças e adolescentes em ambientesescolares e não escolares”, sob coordenação geral do Prof. Gary McPherson (EUA) e, no Brasil, coordenadapela Profª Drª Liane Hentschke (Programa de Pós-Graduação em Música da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul). A partir desse survey foi considerada para esta pesquisa a amostra 631alunos de séries fi nais do ensino fundamental e médio. O referencial teórico utilizado fundamenta-seno modelo de expectativa e valor de Eccles et al. (1983). Os resultados mostram que a maioria dosalunos se percebe com alta competência e baixa difi culdade para aprender música na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Pizzato, M. S., & Hentschke, L. (2014). Motivação para aprender música na escola. REVISTA DA ABEM, 18(23). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/214

Edição

Seção

Artigos