“Meu tempo é hoje”: uma investigação do ensino- aprendizado de piano na velhice

an investigation into piano teaching and learning in old age

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533117

Palavras-chave:

Pedagogia do piano, Envelhecimento, Velhice, Inclusão, Extensão universitária.

Resumo

Este artigo traz resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2021 e 2023, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo geral foi investigar o processo de ensino-aprendizado de piano com alunos idosos. A partir de uma pesquisa de campo, que teve com locus o projeto de extensão universitária “Meu tempo é hoje: o piano na terceira idade”, foram coletados dados que resultaram em seis categorias de análise. Além disso, o texto apresenta informações sobre o envelhecimento e a velhice, importantes para uma reflexão acerca da prática docente inclusiva com esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Janunzzi de Salles, Universidade Estadual de Campinas

Ana Maria Janunzzi de Salles é licenciada em Música pela Universidade de São Paulo (FFCLR-RP) e Mestra em Música pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e atua como professora na Escola Técnica de Arte Municipal “Santa Cecília” (Taquaritinga-SP). É integrande do grupo de pesquisa GIEPPA – Grupo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Poéticas em Artes (UNICAMP), e do Grupo de Pesquisa em Pedagogia e Performance do Piano TeclaMinas/Cnpq. http://lattes.cnpq.br/1607961556001085

Carla Silva Reis, Universidade Federal de São João del-Rei

Carla Silva Reis é pianista, doutora em Educação pela Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio doutoral na Universidade do Porto (Portugal) e sua tese abordou a formação pianística a partir de uma perspectiva sociológica. Desde 2006, integra o corpo docente do Departamento de Música da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) em Minas Gerais, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. É idealizadora e coordenadora do Programa de Extensão "Piano.Pérolas”, que visa a formação de professores de piano. É autora do livro “O piano na universidade: trajetórias em contraponto” (Editora Appris) e coautora, juntamente com Liliana Botelho, dos livros didáticos “Piano.Pérolas –quem brinca já chegou!” e “Piano.Pérolas 2 – bichos da terra, da água e do ar”. Carla Reis é líder do grupo de pesquisa em Pedagogia e Performance do Piano TeclaMinas/Cnpq e tem como principais interesses de pesquisa a pedagogia inclusiva do piano, as relações de gênero na formação e atuação musicais e a sociologia da educação musical. http://lattes.cnpq.br/0886169292356867

Referências

ANTUNHA, Elsa Lima Gonçalves; SAMPAIO, Paulo. Propriocepção: um conceito de vanguarda na área diagnóstica e terapêutica. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 28, n. 2, p. 278-283, 2008.

BASTIEN, James. How to teach piano sucessfully. USA: General Words and Music Co., 1973.

BERESFORD, Heron; BENVENUTO, Célia M.; MOTA, Renata de S.; SILVA, Iris L.; CARDOSO, Fabrício B. Uma avaliação da eficácia da estimulação rítmico- sonora voltada para idosas. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 14, n. 1, p. 59-64, 2011.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 28/09/2025.

CANCELA, Diana M. G. O processo de envelhecimento. [Trabalho realizado no Estágio de Complemento ao Diploma de Licenciatura em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto] Porto, 2007.

HORN, J. L.; CATTELL, R. B. Refinement and test of the theory of fluid and crystallized general intelligences. Journal of Educational Psychology, v. 57, n. 5, p. 253-270, 1966. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0023816. Acesso em: 28/09/2025.

CONSTANTINO, Amandha Eloisa Arcanjo; ROCHA, Estéfany S.; OLIVEIRA, Olivia M. P.; MONTEIRO, Matheus M. de O. Declínios fisiológicos e fisiopatológicos do sistema locomotor durante o envelhecimento humano: uma revisão 74 bibliográfica. In: VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. P. 1- 18, 2019.

CORSO, Luciana V.; ASSIS, Évelin F. De. Interface Entre a Velocidade de Processamento Cognitivo e o Desempenho Aritmético e Leitor de Alunos do 5° e 7° Anos do Ensino Fundamental. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 66, p. 225–245, jan. 2020.

COSTA, J. F. Aprendizagem pianística na idade adulta: sonho ou realidade? 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

CUNHA, Andre Sinico. Ansiedade na Performance Musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

DE MATTOS PONCE, Rafael; BIAGGI, Emerson de. Ansiedade de performance musical e sua ação nos contextos de música erudita e de música popular: um comparativo sob a perspectiva do processo de aprendizagem. In: Congresso da Anppom, 29. Pelotas/RS, 2019. Anais... Pelotas: ANPPOM, 2019.

DIAS, Adriana Moraes dos Santos. Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

FISHER, Katherine; HAGUE, Julie K. Piano Safari for the older student. USA: Piano Safari, 2018.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2004.

JACOB, Luis; FERNANDES, Helder. Ideias para um envelhecimento activo. Almerin: Rutis, p. 11-39, 2011.

JACOBSON, Jeanine M.; LANCASTER, E. L.; MENDOZA, Albert. Professional piano teaching, Volume 2: A comprehensive piano pedagogy textbook. USA: Alfred Music, 2015.

JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R; MOLINA, Sérgio; TERATHA, Adriana M. A música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, p. 85-89, 2012.

KRZEMIEN, Deisy; PIETRANTUONO, Lidia; RODRÍGUEZ, María P. C.; URQUIJO, Sebastián. Pensamiento postformal y perspectivas neopiagetianas. Psiquiátrica y Psicológica de América Latina, v. 65, n. 4, p. 249-259, 2019.

MARZARI, Gabriela Quatrin; DOS SANTOS, Camila Gonçalves; ZIMMER, Márcia Cristina. Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira. Letrônica, v. 5, n. 3, p. 103-124, 2012.

MILLER, Carole B. Discuss psychological theories of how and why performance anxiety affects musicians, evaluating the effectiveness of different coping strategies, and suggesting ways in which future research might increase understanding of the experience of performing. Give concrete examples for the phenomena that you discuss wherever possible. Mostlywind, Reino Unido. 2011. Disponível em: https://www.mostlywind.co.uk/performance_anxiety.html. Acesso em: 28/09/2025.

MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2000.

NANTEL, Ariane. Enseignement du piano aux personnes âgées autonomes (65 à 79 ans): élaboration d'un guide pédagogique web. Tese (Doutorado em Música) Universidade de Laval, Canadá, 2015.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia A. A.; CRUVINEL, Mirian; NÉRIL, Anita L. Relação entre ansiedade, depressão e desesperança entre grupos de idosos. Psicologia em estudo, v. 11, p. 351-359, 2006.

FREITAS, Elizabete Viana de; PY, Ligia. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: David Rodrigues (Coord.), Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva, p. 299- 318. São Paulo: Summus. 2006.

SAHR, H. The Adult Beginner. In: Agay, Dennes. The Art of teaching piano. USA: Yorktown Music Press, p. 253-253, 2004.

SALLES, Ana Maria J.; REIS, Carla S. Música e idosos, um estado da arte (2003-2020) e a ausência da pedagogia do piano. In: XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Ouro Preto, 2021a.

SALLES, Ana Maria J.; REIS, Carla S. Por uma abordagem inclusiva no ensino de piano para idosos. In: Actas del III Congreso Internacional de Música y Cultura para la Inclusión y la Innovación. La Coruña: Servizo de Publicacións, p. 68-73, 2021b.

SANTO DA LUZ, Ana Clara Espirito; DE CASTRO FÉLIX, Luana Carla; DE ALMEIDA LOPES, Letícia. Impacto do Declínio do Desempenho Cognitivo Natural nos Processos de Aprendizagem e Inclusão Digital. Humanidades em diálogo, v. 11, p. 171-181, 2022.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, p. 1035-1039, 2010.

SINICO, Andre; WINTER, Leonardo Loureiro. Ansiedade na performance musical: definições, causas, sintomas, estratégias e tratamentos. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n. 5, p.36-64, 2012.

STATERI, J. Curso do Pianista Moderno. São Paulo: Redijo, 1978.

SCHOEN, Gaile. Upper Hands - a method for adults 50+. USA: Upper Hands Productions, 2012.

THOMPSON, Merlin B. Fundamentals of piano pedagogy: Fuelling authentic student musicians from the beginning. Springer International Publishing, 2018.

USZLER, M.; Gordon, S.; Smith, S. M. The well-tempered keyboard teacher. 2ª ed. USA: Schimer Books, 2000.

YUNI, José Alberto; URBANO, Claudio Ariel. Educación de adultos mayores: teoría, investigación e intervenciones. Argentina: Editorial Brujas, 2015.

Downloads

Publicado

2025-10-04

Como Citar

Janunzzi de Salles, A. M., & Silva Reis, C. (2025). “Meu tempo é hoje”: uma investigação do ensino- aprendizado de piano na velhice: an investigation into piano teaching and learning in old age. REVISTA DA ABEM, 33(1), e33117. https://doi.org/10.33054/ABEM202533117

Edição

Seção

Artigos