Contrapontos às “Dimensões do Conhecimento” em Arte da BNCC a partir da (re)significação de professores de Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533107

Palavras-chave:

Educação Musical escolar, Currículo, BNCC, Professores de Música.

Resumo

O presente artigo, resultante de uma Tese de Doutorado em Educação Musical escolar, descreve e analisa as (re)significações curriculares produzidas por professores de Música do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, vinculados à Rede Municipal de Ensino de Franca – SP, frente às “Dimensões do Conhecimento” em Arte, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O recorte dos dados apresentados parte de uma abordagem metodológica mista, combinando análise documental de sequências didáticas (FASE 1) e utilização de questionário estruturado junto a 22 docentes (FASE 2), com o objetivo de compreender como as diretrizes oficiais são interpretadas, tensionadas e transformadas na prática pedagógica cotidiana. Fundamentado em José Gimeno Sacristán, o estudo compreende o currículo como campo de disputas simbólicas, históricas e culturais, atravessado pelas experiências, valores e trajetórias dos professores. Os resultados apontam deslocamentos críticos em relação à BNCC, especialmente nas dimensões de criação, expressão, crítica e reflexão, revelando apropriações que articulam repertórios culturais, intencionalidade pedagógica e construção coletiva de sentido. A análise fatorial do questionário revelou três constructos principais, relacionados às compreensões docentes sobre criatividade musical, expressão e formação crítica. Concluímos que os professores não apenas operacionalizam o currículo prescrito, mas o (re)constroem em diálogo com seus contextos, reafirmando seus protagonismos na constituição de práticas curriculares críticas e situadas.

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Biografia do Autor

Cassiano Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Cassiano Lima da Silveira Santos é doutor e licenciado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação: Docência para a Educação Básica, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua como professor da Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e como docente convidado em disciplinas de pós- graduação e extensão. É professor certificado em Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA), participante do International Mentorship Programme in Orff-Schulwerk e autor do livro "Som, Palavra e Movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical" pela Editora Desvendério (2023). Possui experiência e produção científica nas áreas de Educação e Educação Musical, dedicando-se, principalmente, a temas relacionados às abordagens ativas, estudos curriculares, educação musical escolar e formação de professores. É integrante do Grupo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Poéticas em Artes (GIEPPA), da UNICAMP. http://lattes.cnpq.br/5437609164422946

Adriana Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Adriana do Nascimento Araújo Mendes possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1987), mestrado em Master of Music pela Syracuse University/EUA (1991) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2010). É professora do Curso de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP desde 2010. Atuou como professora de piano, pianista de grupo coral, camerista e professora de música em escola particular de Educação Básica. A partir de 2007, passou a dedicar-se mais ao Ensino Superior. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia e Didática Musical, Orientação de Estágio Supervisionado e Pedagogia Pianística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, PIBID, Programa Residência Pedagógica, Metodologias Ativas em Educação Musical, Educação Musical Inclusiva e Tecnologias no Ensino Musical. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Poéticas em Artes (GIEPPA) do CNPq e integra o Grupo Tecnologias Aplicadas à Criação, à Expressão e ao Ensino Musicais. http://lattes.cnpq.br/1620607218993565

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

Santos, C., & Mendes, A. (2025). Contrapontos às “Dimensões do Conhecimento” em Arte da BNCC a partir da (re)significação de professores de Música. REVISTA DA ABEM, 33(1), e33107. https://doi.org/10.33054/ABEM202533107

Edição

Seção

Artigos