Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese school
action-research in a portuguese school
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533106Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Avaliação Autêntica, Composição, Educação Musical, Trabalho Cooperativo.Resumo
Este artigo apresenta um estudo realizado numa escola portuguesa ao longo de um ano letivo, conduzido por uma professora-investigadora numa turma de música do oitavo ano (média de 13 anos de idade). O estudo também contou com a participação de dois outros professores para a implementação de uma atividade supervisionada. Problematiza-se se a interseção da Aprendizagem Baseada em Problemas com a composição e, numa abordagem de avaliação autêntica, configura-se uma via conceptual e pedagógica para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e holístico, da cooperação, e da avaliação das aprendizagens. A investigadora realizou entrevistas com alunos e professores, seguindo uma abordagem de investigação-ação. Os resultados apontaram para possibilidades de ensino com foco na aprendizagem através da composição e do trabalho cooperativo, neste incluindo-se uma experiência de avaliação partilhada. As mais valias refletiram o desenvolvimento de competências musicais, criativas, sociais e de resolução de problemas, e os constrangimentos remeteram para a adaptação dos alunos às estratégias planeadas e à complexidade da avaliação. As implicações do estudo residem na possibilidade de ajustar a matriz conceptual/organizacional concebida a outros cenários pedagógicos e atender a critérios de avaliação complementares.
Downloads
Referências
BAMBERGER, Jeanne. In search of a tune. In: D. Perkins, & B. Leondar (Eds.), The Arts and Cognition (p. 284-319). Maryland: Johns Hopkins Press, 1977.
BEINEKE, Viviane. Children as music critics in the classroom: intersubjective processes in creative learning. Opus, Vitória, v. 24, n. 1, 153-166, 2018.
BERKLEY, Robin. Teaching composing as creative problem-solving: conceptualising composing pedagogy. British Journal of Music Education, Cambridge, 21, 239-263, 2004.
BLACKWELL, John, & ROSETH, Nancy. Problem-Based Learning in a Woodwind Methods Course: An Action Research Study. Journal of Music Teacher Education, Mississippi, v. 28, n. 1, 55-69, 2018.
BURNARD, Pamela; YOUNKER, Betty. Problem-solving and creativity: insights from students’ individual composing pathways. International Journal of Music Education, London, v. 22, n. 1, 59-76, 2004.
BURRACK, Frederick; PARKES, Katherine, Developing and Applying Assessments in the Music Classroom. Oxfordshire: Routledge, 2020.
CARNEIRO, Isabel; SANTOS, Lina; CARLOS, Carlos. MusicBox – Educação Musical – 3. Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Raiz Editora/Lisboa Editora, 2019.
CARR, William; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: Education, Knowledge and Action Research. London: Falmer, 1986.
CARVALHO, Cindy Muschen. CRECHEndo com qualidade: contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche (Unpublished doctoral dissertation). Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Educação e Psicologia, 2017.
COUTINHO, Clara. Issues of validity and reliability in qualitative research. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12 n. 1, 5-15, 2008.
DEWEY, John. Experience and Education. NY: Simon & Schuster (Original Work Published in 1938), 1997.
FAUTLEY, Martin; COLWELL, Richard. Assessment in the Secondary Music Classroom. In: G. E. McPherson & G. F. Welch (Eds.), Music Leaning and Teaching in Infancy, Childhood, and Adolescence: An Oxford Handbook of Music Education, 2 (p. 257-276). Oxford: Oxford University Press, 2018.
GARDNER, Howard. The Five Minds for the Future. Schools: Studies in Education, Chicago, v. 5, n. 1-2, 17-24, 2008.
GILLIES, Robyn. Cooperative learning: Developments in research. International Journal of Educational Psychology, Barcelona, v. 3, n. 2, 125-140, 2014.
GORDON, Edwin. Teoria de Aprendizagem Musical. Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GREEN, Lucy. Informal learning and aural learning in instrumental music lessons: A research-and-development pilot project. In: L. Vakeva; S. Karlsen (Eds.). Future prospects for music education: Corroborating informal learning pedagogy (p.169-196). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.
GUBA, Egon; LINCOLN, Yvonna. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs.). Handbook of qualitative research. 5. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. p. 105 117.
HICKEY, Maud (Ed.). Why and how to teach music composition: A new horizon for music education. Reston, VA: MENC, 2003.
HMELO-SILVER(a), Cindy. Problem-based learning: What and how students learn? Educational Psychology Review, Berlin, v. 14, n. 1, 235-266, 2004.
HMELO-SILVER(b), Cindy. Goals and strategies of a problem-based learning facilitator. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, Indiana, v. 1, n. 1, 21-39, 2006.
HUNG, Wei. The 3C3R model: A conceptual framework for designing problems in PBL. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, Indiana, v. 1, n. 1, 2006.
JOHNSON, David; JOHNSON, Roger. Social Interdependence Theory and Cooperative Learning: The Teacher’s Role. In: GILLIES, R. M.; ASHMAN, A. F.; TERWEL, J. (org.). The Teacher’s Role in Implementing Cooperative Learning in the Classroom. Germany: Springer, 2008. p. 9-37.
KOÇ, Hüseyin. Teaching Geography in Higher Education: A Case Study of Problem-Based Learning. Review of International Geographical Education Online (RIGEO), Istanbul, v. 8, n. 2, 311-337, 2018.
LAMBROS, Arthur. Problem-Based Learning in Middle and High School Classrooms: A Teacher’s Guide to Implementation. Califórnia: Corwin Press, 2004.
LENKAUSKAITE, J.; BUBNYS, R.; MASILIAUSKIEN, E.; MALINAUSKIEN, D. Participation in the Assessment Processes in Problem-Based Learning: Experiences of the Students of Social Sciences in Lithuania. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 11, art. 678, 1-20, 2021.
LUY-MONTEJO, Carlos. Problem Based Learning (PBL) in the Development of Emotional Intelligence of University Students. Propósitos y Representaciones, Lima, v. 7, n. 2, 353-383, 2019.
MACHADO, José; MACHADO, Vanessa; GREC, Waldemir; BOLLELA, Vitor; VIEIRA, José. Self- and peer assessment may not be an accurate measure of PBL tutorial process. BMC Med Educ, London, v. 8, n. 55, 2008.
ME (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)(a). Organização Curricular e Programas. Lisbon: Ministério da Educação/Direção-Geral dos Ensinos Básico e Secundário (DGEBS), 1991.
ME (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)(b). Música – Orientações Curriculares – 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisbon: Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica, 2001.
ME (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)(c). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisbon: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2017.
ME (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)(d). Aprendizagens Essenciais – 3.º Ciclo do Ensino Básico. Lisbon: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2021.
MENNIN, Stephen. Small-group problem-based learning as a complex adaptative system. Teaching and Teacher Education, Oxford, 23, 303-313, 2007.
MILLS, Janet; MCPHERSON, Gary. Musical literacy. In: MCPHERSON, G. E (org.). The child as musician: a handbook of musical development. Oxford: Oxford University Press, 2006. p. 155-171.
MOUST, Jan, BERKEL, Henk, & SCHMIDT, Henk. Signs of erosion: Reflections on three decades of problem-based learning at Maastricht University. Higher Education, Heidelberg, 50, 665-683, 2005.
NASCIMENTO, Gérson; VIEIRA, Maria Helena. Student's perspective on the subject of music education in the 2nd cycle of basic education in general schools: a literature review. In: MELO, A.; MARAVILHA, M. (org.). Proceedings of the Conference of Research in Artistic Education. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu / Instituto Politécnico de Viseu / CI&DEI, 2024. p. 184 192.
NIERMAN, Gary. Criteria for Evaluating Performance Assessment. Spotlight on Assessment in Music Education, Virginia, The Nacional Association for Music Education, 2001, p. 42-44.
ODENA, Oscar. Musical creativity revisited: educational foundations, practices and research. London: Routledge, 2018.
OECD(a). PISA 2015 Results (Volume V): Collaborative Problem Solving, PISA, Paris: OECD Publishing, 2017.
OECD(b). PISA 2022 results: Thinking outside the box – creative thinking in education.3. Paris: OECD Publishing, 2024.
PHILPOTT, Chris; EVANS, Kenneth. Assessment in music education. In: COOKE, C.; EVANS, K.; PHILPOTT, C.; SPRUCE, G. (org.). Learning to teach music in the secondary school: a companion to school experience. London: Routledge, 2016. p. 194-209.
RECHARTE, Maya. De-centering Music: A “sound education”. Action, Criticism, and Theory for Music Education, NY, v. 18, n. 1, 68-88, 2019. REIMER, Bennette. A philosophy of music education: Advancing the vision (3ª ed.). NY: SUNY Press, 2022.
RUIZ, Marta; SAORIN, José. La evaluación auténtica de los processos educativos. Revista Iberoamericana de educatión, Madrid, 64, 11-25, 2014.
RUSINEK, Gilbert. Action-research on collaborative composition: an analysis of research questions and designs. In: ODENA, O. (Ed.). Musical creativity: insights from music education research. Farnham: Ashgate Publishing Ltd, 2012. p. 185-200.
SAVIN-BADEN, Mandy; MAJOR, Catherine. Foundations of Problem-based Learning. Maidenhead: Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2004.
SCHMIDT, Henk; ROTGANS, Johan; YEW, Evelyn. The process of problem based learning: what works and why. Medical Education, NJ, 45, 792-806, 2011.
SEGERS, Maria; DOCHY, Ference. New Assessment Forms in Problem-based Learning: The value-added of the students' perspective. Studies in Higher Education, Toronto, v. 26, n. 3, 327-343, 2001.
SHAFFER, Kevin. Part 3: Assessing Problem-Based Learning. Engaging Students: Engaging Students: Essays in Music Pedagogy, Illinois, 2, 2014.
STEVENS, David. Part 1: Problem-Based Learning in the Music Classroom, A Rationale. Engaging Students: Essays in Music Pedagogy, Illinois, 2, 2014.
TRIPP, David. Action research: a methodological introduction. Educação e Pesquisa, SP, 31, 443-466, 2005.
VASCONCELOS, Maria João; CASPURRO, Helena; COSTA, Nilza. Experiências de Aprendizagem Musical Baseadas na Resolução de Problemas: Um Estudo Exploratório em Sala de Aula. Revista Portuguesa de Educação Artística, Funchal, 6(2), 21-36, 2016.
VASCONCELOS, Maria João; CASPURRO, Helena; COSTA, Nilza. Problem based Learning: composing in the classroom as a music learning challenge. Revista Electrónica de LEEME, Valencia, 52, 111-140, 2023.
VELOSO, Ana Luísa; FOLETTO, Clarissa. Introducing a Sound-based Music Education in early childhood: the role of sonic and musical tools in the development of teleomusicality, Music Education Research, Abingdon, Jan. 2025.
VERENIKINA, Irina. Vygotsky in Twenty-First-Century research. In J. Herrington & B. Hunter (Eds.), Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (p. 16-25). AACE (Association for the Advancement of Computing in Education), 2010.
WEBSTER, Peter. Creative thinking in music, twenty-five years on. Music Educators Journal, Califórnia, v. 102, n. 3, 26-32, 2016.
WEBB, Noreen. The teacher’s role in promoting collaborative dialogue in the classroom. British Journal of Educational Psychology, NJ, v. 79, n. 1, 1-28, 2009.
WIGGINS(a), Jacqueline. Teaching for Musical Understanding. NY: McGraw Hill, 2001.
WIGGINS(b), Jacqueline. A Frame for Understanding Children’s Compositional Process. In M. Hickey (Ed.), Why and how to teach music composition: A new horizon for music education (p. 141-165). Virgínia: Music Educators National Conference, 2003.
WILLIAMS, James. Teachers as facilitators. In: O'GRADY, G.; YEW, E. H.; GOH, K. P.; SCHMIDT, H. G. (Eds.). One-Day, One-Problem: An Approach to Problem-based Learning. Singapore: Springer, 2012. p. 237-258.
YANG, Hon-Lun. Teaching Music History at Hong Kong Baptist University: Problem-Based Learning and Outcome-Based Teaching and Learning. Journal of Music History Pedagogy, Texas, v. 4, n. 2, 329-332, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).