Contribuições da educação musical nos processos de ensino- aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533119

Palavras-chave:

Educação Musical, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresenta desafios e oportunidades no contexto educacional vigente. Este texto apresenta a educação musical como ferramenta nos processos de ensino-aprendizagem, tendo a música presente na formação dos profesores, nas adaptações curriculares e no plano de ensino individualizado (PEI). Com base em autores como Trilla (2008), Amaral e Pimenta (2023) e Schwartzman (2020), o artigo traz atividades em que a música é aplicada buscando-se efetiva aprendizagem e socialização dos alunos com TEA, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento. O texto é um recorte da pesquisa para a tese da autora.

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Biografia do Autor

Mônica Coropos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mônica Coropos é Doutoranda, Mestra em Música e Bacharel em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Musicoterapeuta e Psicopedagoga; Professora e gestora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME – RJ); Compositora; Idealizadora do Encontro Musicalizando com Alegria (EMCA) e Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão Educacional e Ministério com Crianças da UNISUAM. <http://lattes.cnpq.br/5444794997576352>.

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Publicado

2025-10-25

Como Citar

Coropos, M. (2025). Contribuições da educação musical nos processos de ensino- aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA DA ABEM, 33(1), e33119. https://doi.org/10.33054/ABEM202533119

Edição

Seção

Artigos