Contribuições da educação musical nos processos de ensino- aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533119Palavras-chave:
Educação Musical, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresenta desafios e oportunidades no contexto educacional vigente. Este texto apresenta a educação musical como ferramenta nos processos de ensino-aprendizagem, tendo a música presente na formação dos profesores, nas adaptações curriculares e no plano de ensino individualizado (PEI). Com base em autores como Trilla (2008), Amaral e Pimenta (2023) e Schwartzman (2020), o artigo traz atividades em que a música é aplicada buscando-se efetiva aprendizagem e socialização dos alunos com TEA, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento. O texto é um recorte da pesquisa para a tese da autora.
Downloads
Referências
ALVIN, J. La musica come terapia. Roma, Armando Armando Editore, 1968.
AMARAL, João. Música e inclusão: práticas pedagógicas para alunos com TEA. São Paulo: Editora Educacional, 2022.
APA. Associação Psiquiátrica Americana. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ª edição. Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2013.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5 TR). 5. ed. Washington, DC: APA, 2022.
BARON-COHEN, Simon. The Pattern Seekers: How Autism Drives Human Invention. New York: Basic Books, 2021.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2025.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRUSCIA, K. E. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro, Enelivros, 2000.
DUNN, Winnie; WESTMAN, Andrea. Sensory Processing in Autism: Strategies for the Classroom. London: Routledge, 2021.
FLETCHER-WATSON, Sue; HAPPÉ, Francesca. Autism: A New Introduction to Psychological Theory and Current Debate. London: Routledge, 2021.
GRANDIN, Temple. The Autistic Brain: Helping Different Kinds of Minds Succeed. Boston: Mariner Books, 2020.
HODGES, H.; FEALKO, C.; SOARES, N. Autism spectrum disorder: definition, epidemiology, causes, and clinical evaluation. Translational pediatrics, v. 9, n. Suppl 1, p. S55, 2020. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7082249/. Acesso em: 05 out. 2025.
HYDE, K.; LERCH, J.; NORTON, A.; FORGEARD, M.; WINNER, E.; EVANS, A.; SCHLAUG, G. The effects of Musical Training on Structural Brain Development: A longitudinal study. NY Ann. NY Acad. Of Sciences, 1169: 182- 186, 2009
KAPLAN, R. S.; STEELE, A. L. The role of music therapy in autism intervention. New York: Academic Press, 2019.
KOELSCH, S.; FRITZ, T.; SCHULZE, K., ALSOP, D., and SCHLAUG, G. Adults and Children processing music: An fMRI study. USA NeuroImage, 25: 1068-1076, 2005.
LORD, C. Autism spectrum disorder. Nature Reviews Disease Primers, v. 6, n. 1, p. 1–23, 16 jan. 2020.
LORD, Catherine et al. Autism Spectrum Disorder. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2022.
LOURO, Viviane. A educação musical unida à psicomotricidade como ferramenta para o desenvolvimento global de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. 2017. 160 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.
MUGHAL, S.; FAIZY, R. M.; SAADABADI, A. Autism Spectrum Disorder. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30247851/.
OLIVEIRA, Maria; SILVA, Roberto. Música e desenvolvimento cognitivo em crianças com TEA. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
PEREIRA, Luana et al. Musicoterapia e TEA: impactos no desenvolvimento infantil. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
PESCE, Luciana. A música como recurso terapêutico no autismo. Porto Alegre: Artmed, 2017.
PIMENTA, Cláudia. Educação musical e autismo: caminhos para inclusão. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
REPP, Bruno H. Sensorimotor Synchronization and perception of timing: Effects of music training and task experience. Human Movement Science, 29: 200-213, 2010.
ROGERS, Sally; DAWSON, Geraldine. Early Start Denver Model for Young Children with Autism. New York: Guilford Press, 2022.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Memnon, 2020
SHARMA, S. R.; GONDA, X.; TARAZI, F. I. Autism Spectrum Disorder: Classification, diagnosis and therapy. Pharmacology & Therapeutics, v. 190, n. 1, p. 91-104, out. 2018.
TREVARTHEN, Colwyn; MALLOCH, Stephen. Musicality: communicating the selfin autism. London: Oxford University Press, 2018.
TRILLA, J. Teorías de la educación. Madrid: Editorial Ariel, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).