Tiktok en la formación del profesorado: un recurso de innovación educativa en los grados de Maestro/a en Educación Infantil y Educación Primaria de la Universidad Autónoma de Madrid
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533102Palavras-chave:
Educação Musical, Tecnologias de aprendizado e conhecimento, Redes sociais, Transferência de aprendizado, Tecnologia educacional.Resumo
O projeto “TikTok como recurso para a inovação educacional nas Licenciaturas em Educação Infantil e Ensino Fundamental da Universidade Autônoma de Madrid” busca melhorar a digitalização da aprendizagem musical por meio do TikTok. A partir da conta @educamusicuam, os alunos de educação musical desses cursos gravaram e compartilharam vídeos sobre aprendizagem musical, performance e metodologias de dança para adquirir competências musicais. Usando uma metodologia mista, este estudo avalia o impacto do TikTok na aquisição dessas habilidades musicais e digitais e o uso responsável das redes sociais por meio de questionários aplicados antes e depois do projeto para coletar as opiniões dos participantes. Os resultados destacam o potencial do TikTok como uma ferramenta educacional na educação musical, ressaltando sua alta frequência de uso e diversidade de propósitos educacionais. No entanto, foram identificadas áreas de melhoria no conteúdo especializado. Também é observada uma correlação entre a educação musical dos alunos e o uso do TikTok para aprender recursos didáticos musicais. O projeto confirma, com base nas experiências dos estudantes, que o TikTok é uma ferramenta educacional eficaz e um agente de socialização global, útil para a aquisição de habilidades musicais e digitais, destacando a necessidade de adaptar o conteúdo para uma transferência eficaz para diferentes públicos e objetivos pedagógicos.
Downloads
Referências
ADNAN, N. I.; RAMLI, S.; ISMAIL, I. N. Investigating the usefulness of TikTok as an educational tool. International Journal of Practices in Teaching and Learning (IJPTL), v. 1, n. 2, pp. 1-5, 2021. Disponível em: https://ir.uitm.edu.my/id/eprint/52140.
AGUDELO CONTRERAS, Ó. H.; CASTRO CIFUENTES, J. D. Hacia una educación musical superior en entornos digitales. Nómadas, pp. 211-227, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.30578/nomadas.n56a11.
CASTRO CIFUENTES, J. D. Recursos educativos TIC en la enseñanza musical pianística. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, v. 12, p. 37-52, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5209/REV_RECIEM.2015.V12.49004.
CERNEV, F. K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, pp. 23-40, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4002.
CÓZAR GUTIÉRREZ, R.; DE MOYA MARTÍNEZ, M.; HERNÁNDEZ BRAVO, J. A.; HERNÁNDEZ BRAVO, J. R. TIC, estilos de aprendizaje y competencia musical en los estudios de grado de Maestro. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, v. 12, pp. 73-85, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5209/REV_RECIEM.2015.V12.47752.
DE MOYA MARTÍNEZ, M. D.; SEGURA TORNERA, A.; GONZÁLEZ AMO, G. Music and Tiktok in Social Sciences. VISUAL REVIEW. International Visual Culture Review / Revista Internacional de Cultura Visual, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.62161/revvisual.v16.5175.
DE MOYA MARTÍNEZ, M. D.; LÓPEZ NÚÑEZ, N.; SYROYID SYROYID, B. Las guías docentes de educación musical en el Grado en Educación Primaria. Revista Española de Educación Comparada, v. 44, pp. 455-479, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.36071.
DIEGO GARCÍA, I.; ANGUITA ACERO, J. M.; DE LAS HERAS-FERNÁNDEZ, R.; CALDERÓN-GARRIDO, D. Digital competence and the use of technological resources by teachers in music conservatories and schools of music.
Música Hodie, v. 21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5944/10.5216/mh.v21.69145.
ESCAMILLA-FAJARDO, P. Incorporating TikTok in higher education: Pedagogical perspectives from a corporal expression sport sciences course. Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education, v. 28, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2021.100302.
EYLES, A. M. Teachers' perspectives about implementing ICT in music education. Australian Journal of Teacher Education (Online), v. 43, n. 5, pp. 110-131, 2018. Disponível em: https://bit.ly/4ckPv2E.
HALIMI, M. M. A. M.; MAZLAN, C. A. N. Needs Analysis of Using Tiktok Applications as an Alternative in Music Teaching and Learning. Musikolastika: Jurnal Pertunjukan dan Pendidikan Musik, v. 4, n. 2, pp. 115-122, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24036/musikolastika.v4i2.90.
HAMZAH, R. H. B.; SAID, M. Z. B.; SUPRIADI, U. Dynamic analysis study: impact of tiktok applications on character education in covid-19 pandemic. Religio Education, v. 1, n. 2, p. 117-124, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17509/re.v1i2.41347.
HEYANG, T.; MARTIN, R. Teaching through TikTok: A duoethnographic exploration of pedagogical approaches using TikTok in higher dance education in China and Norway during a global pandemic. Research in Dance Education, pp. 1-16, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14647893.2022.2114446.
JUÁREZ-PULIDO, M.; RASSKIN-GUTMAN, I.; MENDO-LÁZARO, S. El Aprendizaje Cooperativo, una metodología activa para la educación del siglo XXI: una revisión bibliográfica. Revista Prisma Social, v. 26, pp. 200-210, 2019. Disponível em: https://revistaprismasocial.es/article/view/2693
LINK, S. Teaching German in the post‐pandemic era and the benefits of using technological tools: Examples of project‐based learning. Die Unterrichtspraxis/Teaching German, v. 56, n. 1, pp. 34-37, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/tger.12231
MARÍN-SUELVES, D.; GABARDA MÉNDEZ, V.; CUEVAS MONZONÍS, N. Educación Musical y tecnología: tendencias en investigación. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical – RECIEM, v. 19, p. 261-286, 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5209/reciem.74693.
MAZLAN, C. A.; ABDULLAH, M. H.; SULONG, M. A.; ABAS, A.; RAMDAN, M. R.; SAFIAN, A. R.; SYARIFF M. FUAD, D. R. Exploring the integration of bite-sized learning: A scoping review of research in education and related disciplines. Contemporary Educational Technology, v. 15, n. 4, ep468, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.30935/cedtech/13622.
MENDOZA PONCE, J.; GALERA NÚÑEZ, M. D. M. Tecnología Musical y Creatividad: Una experiencia en la formación de maestros. Revista de la Lista Electrónica Europea de Música en la Educación, v. 28, p. 24-36, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.7203/LEEME.28.9828.
PRAMESTRI PUTRI, R. Tiktok as an Online Learning Media During a Pandemic. Case Study: Dance Creativity Course. In: 6th International Conference on Education & Social Sciences (ICESS 2021), pp. 282-287, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.2991/assehr.k.210918.052.
SONG, R. Research on the application of computer multimedia music system in college music teaching. Journal of physics: Conference series, v. 1744, n. 3, p. 032214, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.2991/10.1088/1742- 6596/1744/3/032214.
SOUZA BORGES, A.; RICHIT, A. Tecnologias digitais na aprendizagem musical: o que dizem as pesquisas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 26, n. 51, pp. 61-94, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2905.
VALDOVINOS KAYE, D. B. JazzTok: Creativity, Community, and Improvisation on TikTok. Jazz and Culture, v. 6, n. 2, pp. 92-116, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5406/25784773.6.2.05.
VATERLAUS, J. M.; WINTER, M. TikTok: an exploratory study of young adults’ uses and gratifications. The Social Science Journal, pp. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03623319.2021.1969882.
VENET-MUÑOZ, R.; CALVAS-OJEDA, M. G. (2022). El aprendizaje cooperativo en los Estudios Sociales. Portal de la Ciencia, v. 3, n. 2, pp. 85-97, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51247/pdlc.v3i2.314
VIZCAÍNO-VERDÚ, A.; ABIDIN, C. Music challenge memes on TikTok: Understanding in-group storytelling videos. International Journal of Communication, v. 16, pp. 883–908, 2022. Disponível em: https://bit.ly/4cixbqx.
VIZCAÍNO-VERDÚ, A.; AGUADED, I. #ThisIsMeChallenge and music for empowerment of marginalized groups on TikTok. Media and Communication, v. 10, n. 1, p. 157-172, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17645/mac.v10i1.4715.
VIZCAÍNO-VERDú, A.; DE CASAS-MORENO, P.; TIROCCHI, S. Online prosumer convergence: Listening, creating and sharing music on YouTube and TikTok. Communication & Society, v. 36, n. 1, p. 151-166, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15581/003.36.1.151-166.
VIZCAÍNO-VERDú, A.; ABIDIN, C. TeachTok: Teachers of TikTok, micro- celebrification, and fun learning communities. Teaching and Teacher Education, v. 123, p. 103978, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103978.
WALDRON, J. YouTube, TikTok, and Online Music Learning. In: RANDLES, C. (ed.), Milestones in Music Education, pp. 151-188, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781003245681.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).