A vida continua aqui: o legado de Fernando Barba para a educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432120

Palavras-chave:

Música Corporal, Percussão Corporal, Educação Musical.

Resumo

A Vida Continua Aqui: o legado de Fernando Barba para a Educação Musical

Resenha da obra: BARBA, Fernando; TORRES, Renata Ferraz. A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. 2ª ed. São Paulo: Stacchini, 2024.

Life goes on here: Fernando Barba's legacy to music education

Book review: BARBA, Fernando; TORRES, Renata Ferraz. A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. São Paulo: Stacchini, 2024.

La vida continúa acá: el legado de Fernando Barba para la educación musical

Reseña: BARBA, Fernando; TORRES, Renata Ferraz. A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. São Paulo: Stacchini, 2024.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDREZZA PRODÓSSIMO, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Andrezza Prodóssimo é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, membro do grupo de pesquisa Educamovimento/NEPIE-UFPR, que pesquisa e estuda corpo, gestos e movimentos da criança pequena em contextos de educação. É mestra em Música pela UFPR, vinculada à linha Educação/Cognição Musical, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti e musicoterapeuta pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É cantora, pianista, percussionista corporal, compositora e pesquisadora. Idealizou e fez a direção geral do "Baticum - Festival de Música Corporal de Curitiba", em 2022. É fundadora e diretora musical do grupo Baticum (grupo de pesquisa e performance de música corporal de Curitiba) e do Núcleo de Estudos da Música Corporal Fernando Barba em Curitiba-PR. É integrante do duo Nós Brincantes e do grupo FATO. É coordenadora pedagógica do Villa Brincante – canteiro de germinar a musicalidade e atua como professora de musicalização infantil e piano no Centro Cultural Villa-Lobos – Curitiba-PR. Como formadora, desenvolve diversas oficinas de música corporal em Curitiba e em outras cidades, fazendo parte do corpo de professores da 37ª e da 39ª Oficina de Música de Curitiba, além de ter realizado um minicurso no XXVI Congresso Nacional da ABEM em Ouro Preto-MG, em 2023. http://lattes.cnpq.br/3091721120320108

Referências

BARBA, Fernando; TORRES, Renata Ferraz. A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. 2ª ed. São Paulo: Stacchini, 2024. 288 p.

FAUSTO, Felipe Junqueira. Breve Nota. In: A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. 2ª ed. São Paulo: Stacchini, 2024.

MENDES, Stênio. Prefácio. In: A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. 2ª ed. São Paulo: Stacchini, 2024.

PRODÓSSIMO, Andrezza Helaine Soares. Música corporal em propostas pedagógicas para o ensino médio: análise de livros didáticos do programa nacional do livro e material didático – PNLD. 134 p. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-graduação em Música, Curitiba, 2023.

TERRY, Keith. Introdução. In: A Vida Começava Lá: uma história de repercussão corporal. 2ª ed. São Paulo: Stacchini, 2024

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

PRODÓSSIMO, A. (2024). A vida continua aqui: o legado de Fernando Barba para a educação musical. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32120. https://doi.org/10.33054/ABEM202432120

Edição

Seção

Resenhas