Entrevista com Maristela Mosca: um panorama sobre os 20 anos da ABRAORFF

an overview of the Orff-Schulwerk Brazilian Association (ABRAORFF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432115

Palavras-chave:

Abordagem Orff, Formação Docente, Educação Musical, Maristela Mosca.

Resumo

Nesta entrevista, destacamos a atuação e concepções da presidente da Associação Orff Brasil (ABRAORFF), a Professora Dra. Maristela de Oliveira Mosca. Doutora em Ciências da Educação — Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), certificada em Orff Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA) e representante estadual (Rio Grande do Norte) do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM), Maristela Mosca tem se dedicado à união entre a universidade pública e a formação de professores por meio de projetos de extensão, produção científica e organização de eventos prático teóricos pela Associação Orff Brasil. Dentre seus diversos trabalhos, que também envolvem a direção do Núcleo de Educação da Infância (NEI-Cap) e a atuação docente na UFRN, destacamos em nossa entrevista as discussões e panoramas da abordagem Orff-Schulwerk no Brasil, indagando-a sobre dados e concepções epistemológicas, algumas das quais são discutidas pela recém-publicação internacional Orff Schulwerk in Diverse Cultures, com um texto de autoria de Maristela Mosca, Lucilene Silva e Magda Pucci (2021) sobre os desdobramentos da proposta no país. Tratamos de forma enfática a atuação histórica e contemporânea da ABRAORFF em seus recém completados 20 anos, visando reflexões e contextualizações para pontuar as ações futuras de uma importante entidade relacionada à Educação Musical e artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Cassiano Santos é doutorando e licenciado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação: Docência para a Educação Básica, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP). Atualmente é professor de Música da Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e docente convidado em disciplinas de pós-graduação e extensão. É professor certificado em Orff-Schulwerk (Música e movimento) pelo San Francisco International Orff Course (EUA), com experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos temas: Desenvolvimento Curricular, Educação Musical escolar e Abordagens Ativas. É autor do livro "Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico- musical", pela Editora Desvendério (2023). http://lattes.cnpq.br/5437609164422946.

Referências

ABRAORFF. Associação Orff está em plena atividade no Brasil. Jornal da ABRAORFF. São Paulo, dez. de 2006. Disponível em:

<http://www.abraorff.org.br/jornal/ABRAORFF_dez_2006.pdf>. Acesso em: 29 maio 2020.

SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.

LIMA, Cassiano. Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical. São Paulo: Editora Desvendério, 2023.

HARTMANN, Wolfgang. Looking at the roots: a guide to understading Orff-Schulwerk. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.

HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (Orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.

MOSCA, Maristela; PUCCI, Magda; SILVA, Lucilene. The Orff Approach in the Brazilian Creative Environment. In: HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Santos, C. (2024). Entrevista com Maristela Mosca: um panorama sobre os 20 anos da ABRAORFF: an overview of the Orff-Schulwerk Brazilian Association (ABRAORFF). REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32115. https://doi.org/10.33054/ABEM202432115

Edição

Seção

Entrevistas e debates