Entrevista com Maristela Mosca: um panorama sobre os 20 anos da ABRAORFF
an overview of the Orff-Schulwerk Brazilian Association (ABRAORFF)
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432115Palavras-chave:
Abordagem Orff, Formação Docente, Educação Musical, Maristela Mosca.Resumo
Nesta entrevista, destacamos a atuação e concepções da presidente da Associação Orff Brasil (ABRAORFF), a Professora Dra. Maristela de Oliveira Mosca. Doutora em Ciências da Educação — Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), certificada em Orff Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA) e representante estadual (Rio Grande do Norte) do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM), Maristela Mosca tem se dedicado à união entre a universidade pública e a formação de professores por meio de projetos de extensão, produção científica e organização de eventos prático teóricos pela Associação Orff Brasil. Dentre seus diversos trabalhos, que também envolvem a direção do Núcleo de Educação da Infância (NEI-Cap) e a atuação docente na UFRN, destacamos em nossa entrevista as discussões e panoramas da abordagem Orff-Schulwerk no Brasil, indagando-a sobre dados e concepções epistemológicas, algumas das quais são discutidas pela recém-publicação internacional Orff Schulwerk in Diverse Cultures, com um texto de autoria de Maristela Mosca, Lucilene Silva e Magda Pucci (2021) sobre os desdobramentos da proposta no país. Tratamos de forma enfática a atuação histórica e contemporânea da ABRAORFF em seus recém completados 20 anos, visando reflexões e contextualizações para pontuar as ações futuras de uma importante entidade relacionada à Educação Musical e artística.
Downloads
Referências
ABRAORFF. Associação Orff está em plena atividade no Brasil. Jornal da ABRAORFF. São Paulo, dez. de 2006. Disponível em:
<http://www.abraorff.org.br/jornal/ABRAORFF_dez_2006.pdf>. Acesso em: 29 maio 2020.
SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.
LIMA, Cassiano. Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical. São Paulo: Editora Desvendério, 2023.
HARTMANN, Wolfgang. Looking at the roots: a guide to understading Orff-Schulwerk. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (Orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
MOSCA, Maristela; PUCCI, Magda; SILVA, Lucilene. The Orff Approach in the Brazilian Creative Environment. In: HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).