O canto coral na formação integral do estudante do Ensino Médio Integrado no IFMS Campus Campo Grande
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432113Palavras-chave:
Canto Coral, Formação Integral, Currículo Integrado, Análise de Conteúdo.Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), criado a partir da Lei n.o 11.892/2008, possui, entre seus objetivos, formar cidadãos que se insiram no mundo do trabalho mediante qualificação profissional. Da mesma época da lei mencionada, a Lei n.o 11.769/2008 tornou obrigatório, mas não exclusivo, o ensino de música nas escolas. O IFMS Campus Campo Grande, além da disciplina de Arte, que aborda a música, possui um projeto de extensão chamado Coral IFMS – Campus Campo Grande, que visa, como um dos objetivos, contribuir para a educação musical dos estudantes e demais participantes, por meio do canto coral, e para seu bem-estar físico, mental e social. Nosso problema de pesquisa tencionou responder se de fato o canto coral contribuiu para a formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado que participaram do projeto entre 2012 e 2020. A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa-ação, e para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os resultados mostraram que, dos 50 respondentes, 92% afirmaram que o canto coral contribuiu para sua formação integral. Portanto, a pesquisa revelou que o canto coral no IFMS Campus Campo Grande tem contribuído para a formação integral dos estudantes.
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