Educação musical e autismo: panorama das publicações científicas nacionais (2016-2023)
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432114Palavras-chave:
autismo; TEA; educação musical; educação inclusiva; educação especial.Resumo
A Educação Especial Inclusiva no Brasil, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações. Através dos esforços, principalmente das pessoas com deficiências, contextos e paradigmas vêm sendo modificados e direitos e benefícios vêm sendo garantidos por leis. Em vista disso, objetivou-se por meio deste estudo conhecer de que modo recentes pesquisas científicas vêm se desenvolvendo sobre o tema educação musical e autismo, especificamente para crianças e adolescentes autistas. A abordagem de caráter exploratória se deu por meio de pesquisa bibliográfica de publicações nacionais, através de busca eletrônica de artigos científicos com acesso livre e disponibilizados na íntegra. O mapeamento se deu entre os anos de 2016 e 2023, nos portais da ABEM, ANPPOM, CAPES, SciELO, SIMCAM e SIMPOM. Nas 28 publicações encontradas, buscou-se, sobretudo, as metodologias desenvolvidas, autores referenciados, enfoques e áreas que embasaram as perspectivas das publicações apresentadas. Para análise dos dados, observou-se a proposta de Lima e Mioto (2007). Percebe-se que as instituições especializadas no ensino de música se constituem enquanto espaços e possibilidades para expansão e aprofundamento em novas investigações científicas. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a comunidade científica, educadores musicais e demais interessados nesse objeto de pesquisa.
Downloads
Referências
AIRES FILHO, Sergio Alexandre de A. Música é linguagem? E o que o autismo tem a ver com isso? In: Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Pelotas: v. 9, 8p., 2019.
AIRES FILHO, Sergio Alexandre de A. Educação musical e autismo: Um estudo sobre a percepção das mães a respeito do desenvolvimento de seus filhos nas aulas de musicalização. In: Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. João Pessoa: v. 31, 11 p., 2021.
APA American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASNIS, Valéria P.; ARANTES, Ana; ELIAS, Nassim C. Ensino de habilidades rítmicas para meninos com Transtorno do Espectro do Autismo. Santa Maria: Revista Educação Especial, v. 32, 2019.
BELLOCHIO, Cláudia. R. Educação Musical e pedagogia: mapeamento e Anais da ABEM (2001-2011). In: Anais do XXII Congresso Nacional da ABEM. Natal: v. 1, 2015.
BLUMER, Caroline. A Educação Musical Aliada à Clínica Psicomotora e a construção Simbólica no Trabalho com Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). In: Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Belo Horizonte: v. 24, 7p., 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. Presidência da República, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Brasília: Presidência da República, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2023. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 03 abr. 2023.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter: O humano como objetivo da educação musical. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2011.
CANDEMIL, Luciano da S; SILVA, Josiane Vitôr da; MULLER, Cristiane. Jardim En-Cantado: materiais didáticos para alunos com transtorno do espectro autista. In: Anais da ANPPOM: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Belo Horizonte: v. 26, 8p., 2016.
CUNHA, Roger V.; MENDES, Adriana, do N. A. Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva. In: Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM, v. 4, 2021.
DAUZACKER, Patrícia; STOCCHERO, Mariana de A. Transtorno do espectro do autismo: um levantamento bibliográfico. In: Anais do XIII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: ed. 13, p. 554-568, 2017.
FIGUEIREDO, Camila F. Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar. In: Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM. A educação nacional Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, v. 4, 2021.
FIGUEIREDO, Camila F.; LÜDERS, Valéria; SILVA, Marlon V. da. Tecnologia musical e transtorno do espectro autista: possibilidades e potencialidades na aula de música. In: Anais do XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Campo Grande: v. 14, p. 402-409, 2019.
FONSECA, Maria B. P. Musicalidade originária e educação musical: potencializando canais de comunicação com o autista. Universidade Federal de Minas Gerais. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2023.
FONTERRADA, Marisa T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. Unesp; 2 ed., Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
FREIRE, Marina; MARTELLI, Jéssica; SAMPAIO, Renato; PARIZZI, Betânia. Validação da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA): análise semântica, interexaminadores, consistência interna e confiabilidade externa. Opus, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 158-187, 2019.
GADIA, Carlos A; TUCHMAN, Roberto; ROTTA, Newra T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, v. 80, n. 2, 2004.
GAIATO, Mayra. S.O.S. autismo: guia completo para entender o transtorno do espectro autista. 5. ed., São Paulo: NVerso, 2018a, 256 p.
GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. O reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis. 5. ed., São Paulo: NVerso, 2018b, 110 p.
GAINZA, H. Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. 2 ed., São Paulo: Summus, v. 31, 1988.
KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 28, mai. 2006. p. 3-11.
KORTMANN, Gilca, M. L. Aprendizagens da criança autista e suas relações familiares e sociais: estratégias educativas. Monografia (Especialização em Neuropsicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
LIMA, Telma Cristiane S. de; MIOTO, Regina Célia T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007.
LOURO, Viviane dos S. Educação musical, autismo e neurociências. 1 ed. Curitiba: Appris, 2021a.
LOURO, Viviane. Ensino musical e Autismo: relato de uma experiência a partir de uma pesquisa de doutorado em neurociências. Per Musi, n. 41, General Topics: p.1-16, 2021b.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. 1 ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 10 abr. 2024.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. 1 ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 10 abr. 2024.
MATTOS, G. E.; RAUSCH, R. B.; LANG, A. O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 149-170, 2020.
MORÉS, Andréia. Investigação qualitativa em educação: tessituras com a metodologia estudo de caso. In: STECANELA, Nilda (org.). Diálogos com a educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador. Caxias do Sul: Educs, 2012. p. 85-99.
MORRISON, R; MATUSZEK, T.; SELF, D. Preparing a Replication or Update Study in the Business Disciplines. European Journal of Scientific Research, v. 47, n. 2, p. 278-287, 2010.
NAVOGINO; Raquel D.; LOPES, Rodrigo de C. Pesquisa em andamento: os aspectos musicais despertados em indivíduos Beatlemaníacos autistas e não autistas ao ouvirem e analisarem a canção Yesterday da banda The Beatles. In: Anais do XXXIII Congresso da ANPPOM. São João Del-Rei: v. 33, 2023.
NEVES, Maria Teresa de S.; PARIZZI, Betânia. O Ensino de Piano e o Autismo: o que dizem as pesquisas? In: Anais do XXXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Natal, v. 32, 11 p., 2022.
NEVES, Maria Teresa de S.; FONSECA, M. B. P.; NUNES, Natália; FREIRE, Marina. O ensino do piano e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2023.
NORONHA, Sandra Ferreira et al. A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. In: Anais do XXIV Congresso da ABEM: Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS: v. 3, 2019.
OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; PARIZZI, Betânia. Educação musical e autismo. In: OLIVEIRA, Gleisson do Carmo et al. (org.). Música e autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: UFMG, p. 133-154. 2022a.
OLIVEIRA, Gleisson D. C. et al. Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Revista da Abem. Minas Gerais, v. 30, n. 2, e30211, 2022b.
OLIVEIRA, Gleisson do C.; FONSECA, Maria B. P. Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2023.
ONU-Organização das Nações Unidas. Declaração universal dos direitos humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos- direitos-humanos. Acesso em: 10 abr. 2024.
OPAS/OMS - Organização Pan-Americana de Saúde. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista Acesso em 10 abr. 2024.
ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-77, 2009.
PAZ, Anaide M. A. da.; SILVA, Neander C. S.; SILVA, Laís da S. O desafio da educação musical do século XXI na inclusão de estudantes autistas. In: Anais do XXVI Congresso Nacional da ABEM. v. 5, 2023.
PENDEZA, Daniele; DALLABRIDA, Iara C. Educação Musical e TEA: um panorama das publicações nacionais. Revista da ABEM. Londrina, v. 24, n. 37, p. 98-113, 2016.
PEREIRA, Gabryelle de L.; VASCONCELOS Mônica C. S.; SANTANA, Lenice da S. Desenvolvimento musical de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa em andamento. In: Anais do XXVI Congresso Nacional da ABEM. Ouro Preto, v. 5, 2023.
PEREIRA, Maurício G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2011.
RODRIGUES, Jessika C.; DEFREITAS JÚNIOR, Áureo D. “O diploma é a coisa mais importante do mundo!”: relato de um caso de estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para adquirir um diploma no curso técnico em música, a partir da visão do aluno e de sua cuidadora. Opus, Belém do Pará, v. 24, n. 2, p. 140-158, 2018.
SANTANA, Lenilce da S. R. et al. “Música Para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: Anais do XXIV Congresso da ABEM. Campo Grande: v. 3, 2019.
SANTANA, Lenilce da S. R.; SILVA JUNIOR, Jose D. da; SAMPAIO, Renato T. Reflexões sobre o aprendizado de música de uma criança com autismo a partir de observações sobre a integração sensorial: um estudo de caso. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2023.
SANTOS, Giovana B. A; LOPARDO Carla E. Educação Musical e Musicoterapia: articulações entre ensino e terapia visando à inclusão e à formação integral de sujeitos. In: Anais do XVIII Encontro Regional Sul da ABEM. Santa Maria: v. 3, 2018.
SCHAMBECK, Regina F. Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. Revista da ABEM, Londrina: v. 24, n. 36, p. 23-35, 2016.
SENRA, M.; ALVARES, T.; MATTOS, M. Inclusão escolar: os desafios da educação musical no ensino de crianças. InterFACES, v. 2, n. 27. p. 87-96, 2017.
SILVESTRIM, Fernanda G.; CAREGNATO, Caroline. Paradigmas de inclusão na Educação Musical de Pessoas com Autismo: Uma Análise de Relatos Publicados pela ABEM. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 2-33, 2023.
ZIMMER, Paulyane N.; RODRIGUES, Jéssika C.; DEFREITAS, Áureo D. Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas Brasileiras de Artes/Música Qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem, [s. l.], v. 26, n. 40, p. 149-166, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).