Educação musical e autismo: panorama das publicações científicas nacionais (2016-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432114

Palavras-chave:

autismo; TEA; educação musical; educação inclusiva; educação especial.

Resumo

A Educação Especial Inclusiva no Brasil, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações. Através dos esforços, principalmente das pessoas com deficiências, contextos e paradigmas vêm sendo modificados e direitos e benefícios vêm sendo garantidos por leis. Em vista disso, objetivou-se por meio deste estudo conhecer de que modo recentes pesquisas científicas vêm se desenvolvendo sobre o tema educação musical e autismo, especificamente para crianças e adolescentes autistas. A abordagem de caráter exploratória se deu por meio de pesquisa bibliográfica de publicações nacionais, através de busca eletrônica de artigos científicos com acesso livre e disponibilizados na íntegra. O mapeamento se deu entre os anos de 2016 e 2023, nos portais da ABEM, ANPPOM, CAPES, SciELO, SIMCAM e SIMPOM. Nas 28 publicações encontradas, buscou-se, sobretudo, as metodologias desenvolvidas, autores referenciados, enfoques e áreas que embasaram as perspectivas das publicações apresentadas. Para análise dos dados, observou-se a proposta de Lima e Mioto (2007). Percebe-se que as instituições especializadas no ensino de música se constituem enquanto espaços e possibilidades para expansão e aprofundamento em novas investigações científicas. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a comunidade científica, educadores musicais e demais interessados nesse objeto de pesquisa.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Soares, Universidade de Caxias do Sul

Raquel Pereira Soares é licenciada em Música pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma instituição. É pesquisadora do tema Educação Musical para crianças e adolescentes autistas. Tem experiência no campo da musicalização infantil, exercendo a prática docente em escolas de Educação Infantil e Escolas especializadas em Ensino de Música. Atualmente, é professora de flauta doce, flauta transversal e canto. Também é flautista da Orquestra Municipal de Caxias do Sul (RS). <http://lattes.cnpq.br/1657853861206277>.

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cláudia Alquati Bisol é psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora nos cursos de Graduação em Psicologia, Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em Psicologia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Áreas de interesse e pesquisa: Educação Inclusiva, Psicanálise, Educação Especial. <http://lattes.cnpq.br/3997987650767997>.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Pereira Soares, R., & Alquati Bisol, C. (2024). Educação musical e autismo: panorama das publicações científicas nacionais (2016-2023). REVISTA DA ABEM, 32(1), e32114. https://doi.org/10.33054/ABEM202432114

Edição

Seção

Artigos