Projeto “Um canto em cada canto”: um olhar sobre o trabalho coletivo nos seus aspectos estruturais e pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202332213

Palavras-chave:

educação musical e projeto social, coro infantil, trabalho coletivo

Resumo

Dentro do vasto escopo das práticas musicais na contemporaneidade, a realidade potencial da educação musical em projetos sociais instigou-me ao desenvolvimento de um estudo de caso etnográfico, tendo como campo empírico o Projeto “Educação musical através do canto coral – Um canto em cada canto”, localizado em Londrina-PR. A construção da escrita desse artigo retrata o diálogo entre o passado e o presente, pois traz dados da investigação desenvolvida e informações recentes, obtidas, inclusive, em conversas com os sujeitos do contexto, resultantes dos vínculos mantidos após o estudo. Através da articulação de 10 personagens que constituem uma rede de diálogos, apresento um recorte do estudo, evidenciando situações e ações imbricadas ao trabalho coletivo instituído no âmago do Projeto. Por meio da articulação entre as perspectivas de autores de referência da área e a realidade sociocultural do referido Projeto, a discussão corrobora para o entendimento de que projetos sociais se constituem como importantes referências para proposições e ações no âmbito da sociedade civil. Essas iniciativas visam a formação humana, buscam o cumprimento das propostas e a sobrevivência autossuficiente por meio da captação de recursos, agrupam pessoas capacitadas e comprometidas que agem de forma flexível e em contextos instáveis e são propostos para solucionar problemas e suprir necessidades emergentes e coletivas.

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Biografia do Autor

Klesia Garcia Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Klesia Garcia Andrade é graduada em Licenciatura em Música (2002) pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Educação Musical (2005) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Teologia (2002) pelo Instituto Bíblico Ágape Smith. É mestre (2015) e doutora (2019) em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba, foi docente no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (exercício provisório de maio de 2021 a maio de 2024) e é docente na Universidade Federal de Pernambuco (efetiva desde setembro de 2015). É também docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Educação Musical nas temáticas: formação de professor, educação musical e práticas criativas, canto coral e regência de coro infantojuvenil. É autora de artigos em anais de congressos e revistas especializadas da área, regente, pianista e compositora. Além disso, é pesquisadora nos grupos "Mar de corais" e "CriEMUs: criatividade, educação e música" (ambos da UFPE).
http://lattes.cnpq.br/5106120464248751

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Andrade, K. G. (2024). Projeto “Um canto em cada canto”: um olhar sobre o trabalho coletivo nos seus aspectos estruturais e pedagógicos. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32213. https://doi.org/10.33054/ABEM202332213