Projeto “Um canto em cada canto”: um olhar sobre o trabalho coletivo nos seus aspectos estruturais e pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202332213Palavras-chave:
educação musical e projeto social, coro infantil, trabalho coletivoResumo
Dentro do vasto escopo das práticas musicais na contemporaneidade, a realidade potencial da educação musical em projetos sociais instigou-me ao desenvolvimento de um estudo de caso etnográfico, tendo como campo empírico o Projeto “Educação musical através do canto coral – Um canto em cada canto”, localizado em Londrina-PR. A construção da escrita desse artigo retrata o diálogo entre o passado e o presente, pois traz dados da investigação desenvolvida e informações recentes, obtidas, inclusive, em conversas com os sujeitos do contexto, resultantes dos vínculos mantidos após o estudo. Através da articulação de 10 personagens que constituem uma rede de diálogos, apresento um recorte do estudo, evidenciando situações e ações imbricadas ao trabalho coletivo instituído no âmago do Projeto. Por meio da articulação entre as perspectivas de autores de referência da área e a realidade sociocultural do referido Projeto, a discussão corrobora para o entendimento de que projetos sociais se constituem como importantes referências para proposições e ações no âmbito da sociedade civil. Essas iniciativas visam a formação humana, buscam o cumprimento das propostas e a sobrevivência autossuficiente por meio da captação de recursos, agrupam pessoas capacitadas e comprometidas que agem de forma flexível e em contextos instáveis e são propostos para solucionar problemas e suprir necessidades emergentes e coletivas.
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