Concepções de desenvolvimento de habilidades musicais em adultos a partir da teoria sociointeracionista
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432112Palavras-chave:
Aprendizagem Musical de Adultos, Ensino de Música, Habilidades Musicais, Desenvolvimento Musical.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades musicais em adultos iniciantes na prática instrumental. O texto foi dividido em três etapas. Na primeira, contextualizou-se a apropriação de habilidades musicais a partir de uma problematização de trabalhos de Piaget e Vigotski e de seus comentadores, embasada na teoria sociointeracionista. Em um segundo momento, discutiu-se as chamadas habilidades inatas e habilidades desenvolvidas dentro de um contexto social, histórico e cultural, o problema do inatismo versus desenvolvimento. Na terceira etapa, refletiu-se sobre o desenvolvimento do biotipo, predisposições físicas com vistas a mobilizar em professores e instrumentistas recursos outros que favorecem a apropriação de habilidades musicais. Utilizou-se a revisão bibliográfica com fontes secundárias para a coleta de dados. A partir dos resultados, identificou-se que os aspectos sociais e culturais interferem no processo de aprendizado do aluno e que o inatismo pouco contribui para o desenvolvimento. Ademais, a partir dessas informações, vislumbra-se alguns passos que contribuem com professores no planejamento de ações outras: imersas na realidade de cada aluno e que potencializam o desenvolvimento de habilidades musicais.
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