Concepções de desenvolvimento de habilidades musicais em adultos a partir da teoria sociointeracionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432112

Palavras-chave:

Aprendizagem Musical de Adultos, Ensino de Música, Habilidades Musicais, Desenvolvimento Musical.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades musicais em adultos iniciantes na prática instrumental. O texto foi dividido em três etapas. Na primeira, contextualizou-se a apropriação de habilidades musicais a partir de uma problematização de trabalhos de Piaget e Vigotski e de seus comentadores, embasada na teoria sociointeracionista. Em um segundo momento, discutiu-se as chamadas habilidades inatas e habilidades desenvolvidas dentro de um contexto social, histórico e cultural, o problema do inatismo versus desenvolvimento. Na terceira etapa, refletiu-se sobre o desenvolvimento do biotipo, predisposições físicas com vistas a mobilizar em professores e instrumentistas recursos outros que favorecem a apropriação de habilidades musicais. Utilizou-se a revisão bibliográfica com fontes secundárias para a coleta de dados. A partir dos resultados, identificou-se que os aspectos sociais e culturais interferem no processo de aprendizado do aluno e que o inatismo pouco contribui para o desenvolvimento. Ademais, a partir dessas informações, vislumbra-se alguns passos que contribuem com professores no planejamento de ações outras: imersas na realidade de cada aluno e que potencializam o desenvolvimento de habilidades musicais.

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Biografia do Autor

Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Universidade Federal de São Carlos e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia

Roberto Marcos Gomes de Onófrio possui graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996), especialidade violão; e mestrado (2011-CAPES) e doutorado (2016-CAPES) em Música pela UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral (2019) no Departamento de Teoria e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e atualmente é Coordenador Pedagógico em Música, na SMECT de Hortolândia-SP, Coordenador Associado e Designer Instrucional no Curso de Especialização: Escola Outra na perspectiva da teoria da relação com o saber e da teoria da biografização da UFSCar e realiza estágio pós-doutoral pelo Departamento de Educação da UFSCar. http://lattes.cnpq.br/3146627938822331

Daniel, Universidade Federal de São Carlos

Daniel Novaes é graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012-Prouni), especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Padre Anchieta, mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2018-CAPES), doutor em Educação pela Universidade São Francisco (2022-Capes) e atualmente realiza estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade São Francisco. http://lattes.cnpq.br/745180589192606

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Onófrio, R. M. G. de, & Pereira, D. N. G. (2024). Concepções de desenvolvimento de habilidades musicais em adultos a partir da teoria sociointeracionista. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32112. https://doi.org/10.33054/ABEM202432112

Edição

Seção

Artigos