Música na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre as propostas curriculares para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432109

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular; currículos em Música para a Educação Básica; Educação Musical Escolar.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre currículos em música para a Educação Básica a partir da leitura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi compreender as discursividades presentes nas dimensões do conhecimento em Arte, nas competências e habilidades que são direcionadas ao ensino de Arte. Com isso, foi possível perceber uma lógica de esvaziamento da música como um campo de conhecimento, além de a própria Base, em muitas vezes, se imiscuir ao próprio currículo, deixando de funcionar como base. Constatamos que, pela educação por competências e habilidades, o ensino de Arte, e nele o de música, tem atendido a claros objetivos mercadológicos, dentre eles o uso da arte para as competências socioemocionais. Do mesmo modo, ainda se repete a fôrma metodológica polivalente de se produzir currículos, nos quais há uma imiscuição das linguagens Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, sem que sejam respeitadas dentro de seus campos epistemológicos. Esperamos que, com este trabalho, se abram campos de discussão a respeito de currículos para a Educação Básica, rompendo com as lógicas colonialistas e dando espaço às experiências-vividas de alunos e professores nos cotidianos escolares, na constituição de currículos que melhor atendam às suas perspectivas educacionais e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Wenderson Silva Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Wenderson Silva Oliveira é uma pessoa não-binária. Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima, possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; e mestrado e licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia. É líder do grupo de pesquisa MusiCuir - Educação Musical, Currículos e Interseccionalidades (UFRR/CNPq), e desenvolve pesquisas com currículos, gênero, sexualidade, teorias queer e raça em Educação Musical. http://lattes.cnpq.br/1358484600567063

Rodrigo Oliveira de Souza, Universidade Federal de Roraima

Rodrigo Oliveira de Souza é licenciado em Música pela Universidade Federal de Roraima. Atua como professor de violão e como violonista do grupo Violões Amazônicos (UFRR) e é membro do grupo de pesquisa MusiCuir - Educação Musical, Currículos e Interseccionalidades (UFRR/CNPq). http://lattes.cnpq.br/0515379821205701

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Oliveira, W. S., & de Souza, R. O. (2024). Música na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre as propostas curriculares para o Ensino Fundamental. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32109. https://doi.org/10.33054/ABEM202432109

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Seção

Artigos