“Música para olhar do lado de dentro”: um projeto social com crianças no Transtorno do Espectro do Autismo
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432123Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Educação Musical Especial, projeto socialResumo
O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre o desenvolvimento do projeto “Música para olhar do lado de dentro”. Assim, descreve e discute sobre o planejamento e a prática de aulas de musicalização para crianças no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assim como os desafios, e desdobramentos resultantes. O projeto ocorreu em uma Instituição que atende crianças no TEA em uma cidade baiana. As atividades foram realizadas pelas autoras e pelos monitores que passaram por um curso de formação teórica antes de ministrar as aulas. O projeto, desenvolvido no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023, teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais, da interação social e da linguagem em crianças de 3 a 11 anos de idade. Após o planejamento e a execução das atividades, o projeto foi avaliado pelas mães das crianças participantes. As aulas foram planejadas e embasadas a partir de pedagogias da Educação Musical, o que possibilitou as adaptações necessárias para o contexto vivenciado. Foram ministradas 24 aulas, com duração de 20 a 30 minutos, para aproximadamente 40 crianças em nível de suporte 1, 2 e 3. Foi possível observar o desenvolvimento musical das crianças participantes assim como melhorias sensoriais, na comunicação, interação e linguagem. O projeto desenvolvido proporcionou crescimento pessoal, profissional e humanizado de todos os envolvidos.
Downloads
Referências
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Revisado - DSM-5-TR. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.
ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho. Brasília, DF, v. 11, n. 21, p. 160-173, 2001.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed. Edipro:2018. 392p.
BERTOLUCHI, M. A. Autismo, musicalização e musicoterapia. 2011. Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/8565651-Autismo-musicalizacao-e-musicoterapia-maiara-aparecida-bertoluchi.html. Acesso em 11 de jun. de 2023
BRASIL. Casa Civil. Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: Acesso em 16 de jun. de 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 16 de jun. de 2023.
BUNDY, A.; LANE, S. Sensory Integration Theory and Practice. 3rd ed. - F.A DAVIS - Philadelphia, 2020. 648 p.
BURROWS, C. A. et al. A data-driven approach in an unbiased sample reveals equivalent sex ratio of autism spectrum disorder–associated impairment in early childhood. Biological psychiatry, v. 92, n. 8, p. 654-662, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35965107/. Acesso em: 22 de jun. de 2023.
CDC - Centers for Disease Control and Prevention. Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. Disponível em: https://www.cdc.gov/spanish/mediosdecomunicacion/comunicados/p_autismo_032323.html#print. Acesso em 13 de jun. 2023.
DROGOMIRECKI, V. C. Educação Musical Inclusiva: um estudo dos dados do Projeto Arte inclusão, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABF). Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2010. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2695. Acesso em: 09 de jun. de 2023.
GAINZA, V. H. de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1998.
GATTINO, G. S. Musicoterapia e Autismo. In: Oliveira, G. C.; Freire, M. H.; Parizzi, B.; Sampaio, R. T. (Orgs.). Música e autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022, p.79-109.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. 1. ed. Objetiva: 1996. 384p.
LISPECTOR, C. A descoberda do mundo. 1. ed. Rocco: 1999. 480p.
LOURO, V. S. et al. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Stúdio II. 2006.
LOURO, V. S. Educação Musical Inclusiva: desafios e reflexões. In: SILVA, H. L. da; ZILLE, J. A. B. (Orgs.). Música e Educação. v. 2. Barbacena: UdUEMG, 2015. p. 33-49.
LOURO, V.S. Educação musical, Autismo e Neurociências. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.
MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org). Pedagogias em educação Musical. Curitiba. Ibpex, 2011.
MONTEIRO, R. C. et al. Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Relato de Pesquisa. Rev. bras. educ. espec. Bauru, v. 26, n.4, p.623-638, out-dez 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/6mdg7TjHZHpSgZzsBCxZ6Ss/?lang=pt. Acesso em: 13 de fev. de 2023.
OLIVEIRA, G. C. Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34569. Acesso em: 23 de set. de 2023.
OLIVEIRA, G. C. Escala de desenvolvimento musical de crianças com autismo - Escala DEMUCA. In: Oliveira, G. C.; Freire, M. H.; Parizzi, B.; Sampaio, R. T. (Orgs.). Música e autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022. P. 206-231.
OLIVEIRA, G. C.; PARIZZI, B. Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente. ORFEU, Florianópolis, v.8, n.2, p. 1-17, jun. 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23407. Acesso em: 01 nov. de 2023.
PAREJO, E. Edgar Willems, Um pioneiro da educação musical por Enny Parejo. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 89 – 124.
PEREIRA, G L.; DIAS, E. C. de J.; SANTANA, L. da S. R.; VASCONCELOS, M. C. S. Musicalização com mães de crianças autistas: um relato de experiência em um Projeto Social. In: XXVI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEM, 2023. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvicongresso/XXVICongresso/paper/viewFile/1628/1124. Acesso em: 06 jun. 2024.
PLATÃO. República. trad. Enrico Corvisieri. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.
SANTANA, L. S. R. et al. “Música Para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Campo Grande. Anais… Campo Grande: ABEM, novembro, 2019. Disponível em: https://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/19/26. Acesso em 06 de nov. de 2023.
SANTANA, L. S. R. Música para olhar do lado de dentro”: A Educação Musical e sua influência para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Música) – Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros. 2019
SANTANA, L, S. R. S.; SILVA JÚNIOR, J. D. Desenvolvimento Musical de Crianças Autistas com Transtorno Neurossensorial na Educação Musical. In: XIII Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ABEM, novembro, 2022. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v5/papers/1311/public/1311-5425-1-PB.pdf. Acesso em: 20 de ago. de 2023.
SANTANA, L. S. R. S.; SILVA JÚNIOR, J. D.; SAMPAIO, R. T. Reflexões Sobre o Aprendizado de Música de Uma Criança Com Transtorno do Espectro Autista a Partir de Observações Sobre a Integração Sensorial: Um Estudo de Caso. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 21 - 25, jun. 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23407. Acesso em: 01 de nov. de 2023.
SANTANA, L. S. R. S. Educação Musical e Integração Sensorial: abrindo possibilidades de desenvolvimento para crianças autistas. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/66437. Acesso em: 23 de dez. de 2023.
VASCONCELOS, V. C. Meninas e mulheres com transtorno do espectro do autismo: diagnósticos, reconhecimentos e vivências. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15923. Acesso em 20 de jun. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).