“Música para olhar do lado de dentro”: um projeto social com crianças no Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432123

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Educação Musical Especial, projeto social

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre o desenvolvimento do projeto “Música para olhar do lado de dentro”. Assim, descreve e discute sobre o planejamento e a prática de aulas de musicalização para crianças no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assim como os desafios, e desdobramentos resultantes. O projeto ocorreu em uma Instituição que atende crianças no TEA em uma cidade baiana. As atividades foram realizadas pelas autoras e pelos monitores que passaram por um curso de formação teórica antes de ministrar as aulas. O projeto, desenvolvido no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023, teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais, da interação social e da linguagem em crianças de 3 a 11 anos de idade. Após o planejamento e a execução das atividades, o projeto foi avaliado pelas mães das crianças participantes. As aulas foram planejadas e embasadas a partir de pedagogias da Educação Musical, o que possibilitou as adaptações necessárias para o contexto vivenciado. Foram ministradas 24 aulas, com duração de 20 a 30 minutos, para aproximadamente 40 crianças em nível de suporte 1, 2 e 3. Foi possível observar o desenvolvimento musical das crianças participantes assim como melhorias sensoriais, na comunicação, interação e linguagem. O projeto desenvolvido proporcionou crescimento pessoal, profissional e humanizado de todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Lenilce da Silva Reis Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Lenilce da Silva Reis Santana é autista, doutoranda em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Música também pela UFMG e licenciada em Artes/Música pela Universidade Estadual Montes claros (Unimontes). Professora do Departamento de Artes, Curso Licenciatura em Música da Unimontes. Tem experiência no campo da formação de professores sobre Educação Musical Inclusiva com ênfase nos Transtornos de Neurodesenvolvimento, Integração Sensorial e Adaptações de atividades inclusivas.
https://lattes.cnpq.br/0374350639651848

Gabryelle de Lima Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Gabryelle de Lima Pereira é mestranda em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), saxofonista da Banda Filarmônica 30 de Junho e professora de música na Escola Semente do Amanhã. Atuou como monitora voluntária no Projeto “Música para olhar do lado de dentro”, realizado no Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER - TEA), sob orientação da Mestre Lenilce Santana.
https://lattes.cnpq.br/7550374959703299

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Santana, L. da S. R., & Pereira, G. de L. (2024). “Música para olhar do lado de dentro”: um projeto social com crianças no Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32123. https://doi.org/10.33054/ABEM202432123

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Artigos