Impactos de projetos sociais em famílias dos meios populares: um estudo a partir de depoimentos orais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432208

Palavras-chave:

famílias dos meios populares, projetos educativos, socialização, formação musical em orquestra, projeto socioeducacional em música

Resumo

A área de educação musical, há algumas décadas, ampliou suas investigações sobre ensinar e aprender música para outros espaços sociais e contextos de aprendizagem, além dos escolares, dentre os quais destacaríamos a instituição familiar como parceira nesse processo. Este artigo, mais especificamente, discute sonhos e projetos educativos familiares a partir da entrada de crianças e jovens em uma orquestra, criada como um projeto de inserção social através da música. O objetivo do estudo, baseado em uma pesquisa de doutorado, foi revelar e discutir projetos familiares enquanto projetos de vida, vinculados à formação musical das crianças e jovens que participam da referida orquestra. Projeto educativo, nesse contexto, é pensado como construção, dedicação e investimento de pais e filhos para continuarem na orquestra, um espaço muitas vezes idealizado, mas que também é marcado por regras, tensões e conflitos que impactam a vida familiar de todos os envolvidos. De abordagem qualitativa, o estudo foi construído a partir dos depoimentos orais de 27 famílias e dos 28 alunos participantes, tomando como referencial teórico estudos de Lahire (2002; 2008), Bourdieu (2007; 2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) e Setton (2002; 2005; 2010; 2011). Os resultados revelaram um trabalho pedagógico, por vezes difuso e velado, de famílias que se desdobram para que os filhos possam continuar participando da orquestra. Pertencentes aos meios populares, os alunos que estão no grupo também ali permanecem por uma forte mobilização familiar, que trabalha em paralelo à socialização musical desenvolvida intensivamente na orquestra. Consequentemente, o estudo contribui para uma compreensão do impacto, e da responsabilidade, que projetos sociais têm sobre as famílias envolvidas.

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Biografia do Autor

Adriana Bozzetto, Universidade Federal do Pampa

Adriana Bozzetto é doutora e mestre em Música: Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Música - Piano pela mesma instituição. Em 2019, concluiu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), realizando pesquisa documental em Lyon, França (Université Lumière Lyon 2). É professora associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé e, de 2012 a 2017, foi coordenadora do Curso de Música - Licenciatura. Junto às atividades acadêmicas, criou e coordena o projeto de extensão "Pianos Abertos", aproximando escolas públicas do meio universitário, desconstruindo noções do tocar piano que reforçam imagens elitistas. No campo da sociologia da educação musical, tem se dedicado a pesquisas sobre o ensino de piano, identidades profissionais de
professores de piano, socialização musical de crianças e jovens em diversos contextos e projetos de inserção social. É membro do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO UFRGS) e do Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Socialização no Mundo Contemporâneo, sediado na Faculdade de Educação da USP. É autora do livro "Ensino Particular de Música: práticas e trajetórias de professores de piano".
http://lattes.cnpq.br/0932578937951219

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Bozzetto, A. (2024). Impactos de projetos sociais em famílias dos meios populares: um estudo a partir de depoimentos orais. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32208. https://doi.org/10.33054/ABEM202432208