Representação social e música: um estudo sobre o projeto Escola de Música “Tocando em Frente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432211

Palavras-chave:

representação social, projeto social, abordagem estrutural, educação musical, Escola de Música “Tocando em Frente”

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura das representações sociais sobre música de um grupo de estudantes do projeto social Escola de Música “Tocando em Frente”, realizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo-ES). Considerando a participação da música na sociedade e os referenciais sobre a importância da educação musical em contextos de projetos sociais (Almeida, 2005; Arroyo, 1999; Joly; Joly 2011; Kleber, 2006; Santos, 2005; Wille, 2005), a presente pesquisa qualificou o conceito de potencial educativo considerando três fatores, denominados tríade formativa: 1) A música como cerne da formação dentro das vivências sociais; 2) O modelo de educação não-formal promovendo os espaços para compartilhamento; 3) Os objetivos sociais que se relacionam com as necessidades sociais dos sujeitos. Caracterizada como um estudo qualitativo de caráter descritivo, este trabalho traz como referencial teórico-metodológico a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (Abric, 2001; Moscovici, 2009; Rateau et al., 2012). A coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário semiestruturado de livre associação de palavras. O tratamento dos dados foi feito com o auxílio de ferramentas computacionais de acesso livre (IRaMuTeQ e Evocation). Os resultados indicam que os termos que apresentaram maior significância da representação dos participantes foram “amor”, “aprendizado” e “persistência”. A discussão dos termos foi relacionada com a construção teórica sobre o potencial educativo do projeto. Como conclusão, percebeu-se a importância da música na formação dos participantes, havendo ainda a necessidade de promover novas reflexões acerca da atuação desses projetos sociomusicais enquanto agentes promotores de transformação social.

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Biografia do Autor

Fernanda Sampaio de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Fernanda Sampaio de Almeida é licenciada em História pelo CUSC – ES (Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo), mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de professores pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP (Universidade Federal do Ouro Preto). 
http://lattes.cnpq.br/6063548810225554

Marcos Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo

Marcos Vogel já foi professor da Escola Básica e atualmente está no processo formativo de novos professores de Química na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), na cidade de Alegre-ES. Atua principalmente com estudos de Representação social sobre a profissão docente em Química. Tem participado ativamente dos projetos PIBID e Residência Pedagógica.
http://lattes.cnpq.br/7015837545299306

João Fortunato Soares-Quadros Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto

João Fortunato Soares-Quadros Jr. é professor adjunto do Departamento de Música e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP (Universidade Federal do Ouro Preto). É professor colaborador do Máster Oficial en “Educación Musical: una perspectiva multidisciplinar” da Universidad de Granada (Espanha) e possui pós-doutorado pela Universidad de Granada (Espanha), realizando pesquisa sobre Personalidade e Preferência Musical. Obteve os títulos de Doutorado Internacional e Mestrado em Educación Musical pela Universidad de Granada (Espanha), Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Licenciatura em Artes (ênfase em Música) pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). É editor da revista Plos One e membro do conselho editorial das revistas Musicae Scientiae e Eufonía. Colaborou como revisor de artigos para importantes revistas científicas nacionais e internacionais: Psychology of Music, Društvena istraživanja, Psychology, Society, and Education, Latin American Studies Association, Cuadernos de Linguistica Hispánica e Revista da ABEM. É autor de livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, bem como de artigos científicos publicados em revistas indexadas em bases de dados como JCR, Scopus e Arts and Humanities. Coordenou vários eventos científicos nas áreas de Música, Educação e Humanidades.
http://lattes.cnpq.br/3915193940262721

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Almeida, F. S. de, Vogel, M., & Soares-Quadros Júnior, J. F. (2024). Representação social e música: um estudo sobre o projeto Escola de Música “Tocando em Frente”. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32211. https://doi.org/10.33054/ABEM202432211