Música como recurso ou como área de conhecimento: uma análise comparativa de atividades em materiais didáticos

Autores

  • Marcus Vini­cius Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202331119

Resumo

O texto apresenta uma análise comparativa de algumas atividades presentes em materiais didáticos para o trabalho com música na educação básica, buscando evidenciar como o diálogo com outras áreas do conhecimento pode contribuir – ou não – para a construção do conhecimento musical e, consequentemente, para fortalecer a música como área de conhecimento nesse contexto. As atividades foram intencionalmente selecionadas, tendo sido estabelecido como critério de inclusão propostas que envolvessem a possibilidade de diálogos com o componente curricular Língua Portuguesa; e com a área temática Artes Visuais, do componente curricular Arte. Para a análise, foram utilizadas as ferramentas teóricas da dimensão Autonomia da Teoria dos Códigos de Legitimação, que permite estudar práticas integrativas de conhecimento em diferentes áreas. Os resultados revelam que diálogos com outras áreas do conhecimento são possíveis e podem se revelar bastante prolíficos: viagens pelo plano de Autonomia podem ser extremamente ricas para a construção de conhecimento – desde que os constituintes alvo (conhecimentos musicais) e os propósitos alvo (aprender música) estejam sempre no horizonte das propostas. Caso contrário, se as viagens tomarem a direção única de afastamento dos constituintes alvo e dos propósitos alvo, a música estará sendo utilizada como mero recurso para o trabalho com outras áreas de conhecimento ou para recreação. Análises como estas têm o potencial de contribuir para a formação inicial e continuada de professores de música, uma vez que permitem visualizar as relações estabelecidas entre as áreas de conhecimentos nas propostas de atividades.

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Biografia do Autor

Marcus Vini­cius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marcus Vinícius Medeiros Pereira é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música - UFJF. Lidera o grupo de estudos e pesquisas Observatório das Práticas Musicais, e atua nos programas de pós-graduação em Educação, na UFJF, e em Música, na Universidade de Brasília (UnB).

http://lattes.cnpq.br/2498204826579831

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Pereira, M. V. M. (2024). Música como recurso ou como área de conhecimento: uma análise comparativa de atividades em materiais didáticos. REVISTA DA ABEM, 31(1), e31119. https://doi.org/10.33054/ABEM202331119

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Artigos