Práticas musicais em instituições de solidariedade em Portugal: intervenção em contextos de vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432216Palavras-chave:
músicos intervenientes, vulnerabilidade social, práticas musicais, Projeto Música nos Hospitais, intervençãoResumo
No presente artigo são apresentadas informações a respeito da realização do projeto Música nos Hospitais, em Portugal, pertencente à Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS). Pretende-se discutir sobre as condições de vulnerabilidade como uma forma de exclusão social, presentes nos contextos de institucionalização no campo da saúde e de programas voltados para a implementação de medidas socioeducativas por meio da música. A discussão está orientada pelos aportes da Investigação-Ação-Participativa de Fals Borda e Júlio Barreiro, e pela concepção de Círculo de Cultura de Paulo Freire. Após uma breve introdução, organiza-se o artigo em cinco momentos. No primeiro momento, faz-se uma exposição sobre o conceito de vulnerabilidade como forma de exclusão social. No segundo, discorre-se sobre os projetos de intervenção musical, a criação da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e sua forma de atuação. No terceiro momento, discute-se a respeito dos impactos e abrangência desses projetos, a partir dos achados obtidos por meio de uma consulta, de caráter qualitativo, realizada pelas autoras, e que captou a ótica dos profissionais que atuam nessas instituições, dos utentes e seus familiares. No quarto momento, realiza-se uma análise sobre os alcances do Projeto Música nos Hospitais e os desafios que foram encontrados. Finaliza-se com uma reflexão sobre as possibilidades para uma formação específica que implique em uma aproximação entre a música e os projetos sociais que esteja comprometida com relações mais justas e dignas.
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