Práticas musicais em instituições de solidariedade em Portugal: intervenção em contextos de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432216

Palavras-chave:

músicos intervenientes, vulnerabilidade social, práticas musicais, Projeto Música nos Hospitais, intervenção

Resumo

No presente artigo são apresentadas informações a respeito da realização do projeto Música nos Hospitais, em Portugal, pertencente à Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS). Pretende-se discutir sobre as condições de vulnerabilidade como uma forma de exclusão social, presentes nos contextos de institucionalização no campo da saúde e de programas voltados para a implementação de medidas socioeducativas por meio da música. A discussão está orientada pelos aportes da Investigação-Ação-Participativa de Fals Borda e Júlio Barreiro, e pela concepção de Círculo de Cultura de Paulo Freire. Após uma breve introdução, organiza-se o artigo em cinco momentos. No primeiro momento, faz-se uma exposição sobre o conceito de vulnerabilidade como forma de exclusão social. No segundo, discorre-se sobre os projetos de intervenção musical, a criação da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e sua forma de atuação. No terceiro momento, discute-se a respeito dos impactos e abrangência desses projetos, a partir dos achados obtidos por meio de uma consulta, de caráter qualitativo, realizada pelas autoras, e que captou a ótica dos profissionais que atuam nessas instituições, dos utentes e seus familiares. No quarto momento, realiza-se uma análise sobre os alcances do Projeto Música nos Hospitais e os desafios que foram encontrados. Finaliza-se com uma reflexão sobre as possibilidades para uma formação específica que implique em uma aproximação entre a música e os projetos sociais que esteja comprometida com relações mais justas e dignas.

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Quintal de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Maria de Fatima Quintal de Freitas é Professora Titular do Programa do Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bacharelado, licenciatura e Formação de Psicólogo (Universidade Paulista), e mestre e doutora em Psicologia Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP). tem pós-doutorado em Psicologia Comunitária (Instituto Superior de Psicologia Aplicada-ISPA-Lisboa; e na Universidade do Porto; Portugal) e em Psicologia Política (PUC-SP). Pesquisadora 1 CNPq (1994-2019). É Professora Visitante Sênior Exterior, pelo Programa Internacionalização CAPES-PRINT, no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIIS), Instituto Universitário Lisboa (IUL), Portugal (2020); Professora Visitante, em Programas Pós-Graduação em Psicologia de Universidades Nacionais e Católicas: México (Tijuana, D. F., Puebla), Chile (Santiago e Valparaíso), Espanha (Madrid), Uruguai (Montevidéu) e Argentina (Mar Del Plata); Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES\CNPq –UFPR), desde 1994; Coordenadora (2004-2018) e Membra (desde 1994) GT Psicologia Comunitária-ANPEPP; Presidenta Nacional (1989-1992), Vice-Presidente Regional Espírito Santo (1986-1989) e Sócia (desde 1980) da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Participa de Comitês Científicos de Periódicos Nacionais e Internacionais na área da psicologia social comunitária e da liberação, e educação popular. Seus temas de pesquisa\intervenção são: planejamento, participação e intervenção comunitárias, capacitação\formação lideranças; migrações, redes de solidariedade, direitos humanos; educação popular e conscientizadora; formação e compromisso socioprofissional.
http://lattes.cnpq.br/4983108112468250

Ana Paula Branco Góis, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade

Ana Paula Branco Góis é violoncelista, natural de Lisboa (Portugal) e licenciada em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML, em 2000), com a Profa. Clélia Vital. Estudou com Márcio Carneiro (Alemanha), Genrich Elessine (Rússia), Irene Sharp (Nova Iorque), Tim Hugh (Londres, UK) e Josephine Knight (Londres, UK). De 1996 a 2010 foi artista convidada a integrar a Orquestra da Fundação Gulbenkian com a qual fez tournés na Espanha, Bélgica, Itália e Suíça. É professora de violoncelo na EMNSC (Oeiras), desde 1995, e lecionou em diferentes escolas de ensino artístico de referência em Portugal. São frequentes suas participações públicas em ensembles musicais diversos, no cinema, publicidade, televisão e gravações. Obteve em 2004-2005 o 1º “Diplôme Universitaire de Musician Intervenant en Millieu de la Santé”, da Universidade Marc Bloch (França). Em 2006 fundou a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS) com a Ex-Ministra da Saúde Ana Jorge e os músicos formados. Foi Vice-Presidente da APMHIS de 2006 a 2017 e é atualmente Coordenadora de Projetos. Em janeiro de 2000 concluiu o Mestrado em Psicologia Comunitária no ISPA (Lisboa), na temática Música e Saúde. É Pós-Graduada em Ação Humanitária no ISCTE (Lisboa) desde 2021.
https://www.emnsc.pt/instrumentos.htm

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Freitas, M. de F. Q. de, & Góis, A. P. B. (2024). Práticas musicais em instituições de solidariedade em Portugal: intervenção em contextos de vulnerabilidade. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32216. https://doi.org/10.33054/ABEM202432216