Projetos sociais em música do Alto Oeste Potiguar: mapeamento, práticas e desafios nos processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432205

Palavras-chave:

educação musical em projetos sociais, ensino coletivo de instrumentos, ensino e aprendizagem musical, prática docente em projetos sociais, impacto social da educação musical

Resumo

Este estudo partiu de um mapeamento dos projetos sociais que contemplam o ensino de música localizados na região do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, objetivando analisar as práticas musicais desenvolvidas e identificar os desafios enfrentados pelos professores que atuam nesses espaços. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica, envolvendo levantamento de dados para a produção de um mapeamento, e contou com a aplicação de questionários enviados a docentes por meio de formulários digitais, contemplando também a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa envolveu 14 participantes cujas respostas forneceram dados que revelaram aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de música nos contextos dos projetos sociais dentro do recorte geográfico abordado. Os resultados obtidos permitem destacar a importância dessas iniciativas para suas comunidades, proporcionando oportunidades de aprendizado musical e contribuindo com o desenvolvimento de crianças e jovens, desempenhando um papel importante no fomento à educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Miliene, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Antônia Miliene é licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui curso técnico em Viola Clássica pela mesma instituição. Iniciou sua formação musical em 2014 no projeto social da Fundação Francisca Fernandes Claudino, em Luís Gomes (RN). Através dessa iniciativa social, teve a oportunidade de participar do Pronatec de Música em 2015. Durante sua trajetória acadêmica, fez parte da Orquestra Sinfônica da UFRN e foi monitora do Grupo de Improvisação Livre (2018-2022). Também se envolveu em projetos de ensino como o Programa Residência Pedagógica (2023), além de exercitar a prática docente como professora de viola no Sesc Cidadão (2019). Atualmente, é professora de flauta doce na Fundação Oikos de Macaíba (RN) e ministra aulas de musicalização infantil (com foco nos anos iniciais) e de instrumentos como violino, viola e flauta doce na escola de música Bateras Beat, em Natal.
http://lattes.cnpq.br/2630549084864096

Vinícius Eufrásio, Universidade Federal de Minas Gerais

Vinícius Eufrásio é doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo concluído o mestrado nessa instituição. Possui especialização em Música Brasileira e Educação Musical pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular pelo Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Concluiu licenciatura em Música também pela UNINCOR. Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NEMUB), ao Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros (CEAMM) e ao Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil (PatriMusi). Tem desenvolvido diversos trabalhos na área de artes, com ênfase no ensino de música. Desde 2010, tem atuado em instituições educacionais de cidades como Belo Horizonte, Formiga, Arcos, em Iguatama, Campo Belo e Cláudio, em Minas Gerais, desenvolvendo propostas educacionais relacionadas a processos de ensino e aprendizagem de música, estudos culturais e atividades de formação para crianças, adolescentes e adultos; além disso, através da MUSICAR – Educação Musical, presta serviços de consultoria pedagógica, workshops e produção de materiais pedagógicos.
http://lattes.cnpq.br/9216193304288662

Referências

ALMEIDA, Fernanda S. A. A importância da música na sociedade: um estudo da representação social sobre "música" dos alunos do projeto "Tocando em frente”. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) – Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, 2020.

BRASIL DE TUHU. 2º mapeamento de projetos de educação musical. Brasil de Tuhu, [s. l.], 2018. Disponível em: https://brasildetuhu.com.br/mapeamento-educacao-musical-2018/. Acesso em: 15 dez. 2023.

BRITO, Teca Alencar de. FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical: por uma educação musical latinoamericana. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 28, p. 105-117, 2012.

CARVALHO, Tiago de Quadros; BEVENUTO, João Emanuel Ancelmo. Perfis discentes: constatações acerca dos estudantes ingressos no curso de Música-Licenciatura da UFC em Sobral em 2014. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 12., 2014, São Luís. Anais [...]. [S. l.]: Abem, 2014.

CASTAGNA, Paulo. Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiência da musicologia. In: ROCHA, Edite; ZILLE, José Antônio Baêta (ed.). Musicologia [s]. Barbacena: EdUEMG, 2016. p. 191-243. (Série Diálogos com o Som, vol. 3).

CORUSSE, Mateus Vinicius; JOLY, Ilza Zenker Leme. A educação musical em projetos sociais: concepções do desenvolvimento das funções humanas e sociais da música. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 2, p. 49-57, 2014.

EUFRÁSIO, Vinícius. Entre pautas, papéis e fragmentos: as bandas de música a partir dos acervos documentais de Formiga (Minas Gerais). In: CRUZ, Fernando V. da; SILVA, Juliana. S. da; IPÓLITO, Luiz F. (org.). Bandas de música: intersecções históricas, identitárias e educacionais. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2022. p. 48-63. Disponível em: https://doi.org/10.23899/9786589284307.4. Acesso em: 20 nov. 2023.

GAINZA, Violeta. Estudo em psicopedagogia musical. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.

GUAZINA, Laíze Soares. Práticas musicais em organizações não governamentais: uma etnografia sobre a (re)invenção da vida. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

GUAZINA, Laíze Soares. Projetos sociais, “transformação social” e “pessoal”: as práticas musicais e suas relações com a construção da subjetividade e contextos de vida. Anais do SIMPOM, Rio de Janeiro, n. 2, p. 804-814, nov. 2012.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101979.pdf. Acesso: 15 dez. 2023.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 10, n. 10, p. 43-51, mar. 2004.

KLEBER, Magali Oliveira. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

KLEBER, Magali Oliveira. A produção do conhecimento musical em ONGs: o processo pedagógico músico visto como facto social total. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 17., 2007, São Paulo. Anais [...]. [S. l.]: Anppom, 2007.

KLEBER, Magali Oliveira. A rede de sociabilidade em projetos sociais e o processo pedagógico-musical. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, p. 37-46, jul./dez. 2011.

KLEBER, Magali Oliveira. A rede de sociabilidade em projetos sociais e o processo pedagógico-musical. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, p. 37-46, 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed26/revista26_artigo3.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

LOURO, Viviane. Educação musical inclusiva: desafios e reflexões. In: SILVA, Helena Lopes da; ZILLE, José Antônio Baêta (ed.). Música e educação. Barbacena: EdUEMG, 2015. p. 33-50. (Série Diálogos com o Som, vol. 2).

MÜLLER, Vânia. Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo? Revista da Abem, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 53-58, mar. 2004.

OLIVEIRA, Vinícius Eufrásio de. Música na Princesa D'Oeste Mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga. 2022. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2022.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 16, p. 49-56, mar. 2007.

PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 14, n. 14, p. 35-43, mar. 2006.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 99-107, mar. 2004.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Há diversidade(s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In: SILVA, Helena Lopes da; ZILLE, José Antônio Baêta (ed.). Música e educação. Barbacena: EdUEMG, 2015. p. 197-215. (Série Diálogos com o Som, vol. 2).

SANTOS, Elisama da Silva Gonçalves; BRASIL, Anderson. Educação musical e projetos sociais: discutindo a relação entre música, pertencimento e demandas sociais em dois países. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, e12479, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12479. Acesso em: 20 nov. 2023.

SIMONOVICH, Alejandro. Apertura, identidad y musicalización: bases para una educación musical latinoamericana. Buenos Aires: FLADEM, 2009.

SOUSA, Antônia M. A. Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 7-11, mar. 2004.

VIEIRA, Karina Firmino; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, [s. l.], v. 7, n. 1, e0104, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104. Acesso em: 17 nov. 2023.

YING, Liu Man. O ensino coletivo direcionado no violino. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 227 pag. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183401/publico/895660.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Miliene, A., & Eufrásio, V. (2024). Projetos sociais em música do Alto Oeste Potiguar: mapeamento, práticas e desafios nos processos educativos. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32205. https://doi.org/10.33054/ABEM202432205