Diversidade musical: reflexões e análises a partir das percepções de professores de música em um projeto social
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432206Palavras-chave:
Educação Musical, diversidade musical, multiculturalismoResumo
A área de Educação Musical tem mostrado, cada vez mais, a preocupação com a incorporação de reflexões voltadas ao entendimento das diferenças culturais e suas formas de manifestação nos mais distintos ambientes educacionais. Por se tratar de um tema amplo e complexo, é possível encontrar análises voltadas às diferentes perspectivas acerca da diversidade em música nos variados contextos, como verificamos em estudo anterior (Coutinho, 2019). No presente texto, a diversidade em música é o mote de reflexão e análise a partir das percepções de professores de música em um projeto social no Rio de Janeiro. Fruto de recorte de um dos capítulos de tese de doutorado, o estudo traz uma análise sobre as formas como os sujeitos da pesquisa enxergam a diversidade em música e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões apresentadas não se constituem como respostas ou propostas, mas fornecem pontes para pensarmos a diversidade em música em suas dimensões humana, cultural e musical.
Downloads
Referências
ARROYO, Margarete. Mundos musicais locais e educação musical. In.: Revista Em Pauta, v. 13, n. 20, p. 96-12, 2002.
CANDAU, Vera M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In.: Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 13-37.
CANDAU, Vera M. F. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In.: Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 23-41.
CANDAU, Vera M. F. Interculturalidade e cotidiano escolar. In.: CANDAU, Vera M. F. Didática: tecendo/ reinventando saberes e práticas. 1ª edição. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, p. 220-235.
CANEN, Ana. O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação & Política, v. 25, p. 91-107, 2007.
CANEN, Ana. Currículo para o desafio a xenofobia: algumas reflexões multiculturais na educação. Revista Conhecimento e Diversidade, 11ª edição. Niterói, N. 11, p. 89-98, 2014.
COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira. A diversidade musical na Escola de Música de Manguinhos: interações musicais e tensões culturais nas relações de ensino e aprendizagem em música. 2019. Tese (Doutorado em Música e Educação) - Centro de Letras e Artes, Instituto Villa-Lobos, Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Thomaz da Silva e Guacira Lopes Louro. 12ª Edição, Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
IVENICKI, Ana. Políticas educacionais e diversidade na escola: desafios da/ na contemporaneidade. In, RIOS, Jane V. P. (Org). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 129-135.
JARDIM, Helen Silveira. Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
KLEBER, Magali Oliveira. A prática de educação musical em ONG’S: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 1ª edição. Curitiba: Apris, 2014. V. 32, N. 2 (2024)
MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MOURA, Lya Celma Pierre de. Avaliando a Escola de Música de Manguinhos – RJ, através das diferentes perspectivas dos envolvidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 99-107, 2004.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Escola, Cultura, Diversidade e educação Musical: diálogos da contemporaneidade. In.: Intermeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 95-124, 2013.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Há diversidade(s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In.: SILVA Helen Lopes da; ZILLE, José Antonio Baêta. (Organizadores). Música e Educação, v. 2. Barbacena, EdUEMG, p. 197-215, 2015.
SANTOS, Boa Aventura de Souza. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. In.: Educação e Realidade, v. 26, n. 1, p. 13-32, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In.: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 73 -102.
TRAVASSOS, Elizabeth. Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 12, p. 11-19, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).