Por uma educação musical humanizadora: uma experiência a várias mãos
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432201Palavras-chave:
educação musical humanizadora, projetos sociais e música, processos educativosResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto social de ensino de música, na busca por traçar reflexões sobre o conceito de educação musical humanizadora. A pesquisa teve como objetivo identificar e descrever práticas musicais coletivas que ocorressem nos espaços de convivência do Projeto Guri, na cidade de Batatais (SP). Após a identificação de tais práticas procurou-se descrever quais eram os processos educativos que decorriam das relações entre alunos e alunas em seu envolvimento entre eles e com a música. Entende-se que de toda prática social, incluindo as práticas musicais, emergem processos educativos que podem contribuir com a produção do conhecimento em educação musical. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva da pesquisa participante, em que a coleta de dados se configurou pela observação, pelo uso de diários de campo e entrevistas. Foram identificadas três práticas musicais, havendo a inserção do pesquisador em cada delas com a finalidade de conviver, participar e identificar processos educativos. Para este artigo, como recorte, apresento uma dessas práticas. Os resultados apontam processos educativos importantes para se pensar uma educação musical humanizadora. Dentre eles destaco: colaboração, aprendizado coletivo, diálogo, a importância em ouvir o outro, criação de autonomia, tomada de decisões, a satisfação e alegria em ensinar e em se reunir para fazer música, o desentendimento e a busca por soluções, o expressar de opinião.
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