Uma revisão bibliográfica sobre apreciação musical em teses e dissertações
Resumo
Este artigo foi construído a partir de um processo exploratório sobre apreciação musical, sendo, portanto, uma pesquisa bibliográfica. Foram levantadas todas as teses e dissertações sobre o assunto na plataforma CAPES, e, a partir dos resultados e após a análise dos resumos, foram selecionados 40 textos condizentes com o tema. Realizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016), com categorização dos assuntos contemplados pelos diversos autores. Verificou-se que a maioria dos trabalhos é da área da educação musical, no contexto das escolas de ensino regular, e que a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick foi a principal abordagem avaliativa utilizada para mensurar o nível de apreciação dos sujeitos. Questionou-se o fato de que todos os autores que expuseram seus sujeitos de pesquisa à apreciação musical indicaram ter ocorrido efetivo desenvolvimento dos indivíduos, independentemente da abordagem pedagógica utilizada. Confirmou-se a proximidade entre educação musical e apreciação musical e, por fim, identificou-se que a educomunicação comumente permeou os processos de ensino e aprendizagem encontrados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).