Uma revisão bibliográfica sobre apreciação musical em teses e dissertações

Autores

  • Rafael Ricardo Friesen Universidade Federal de Roraima
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima

Resumo

Este artigo foi construído a partir de um processo exploratório sobre apreciação musical, sendo, portanto, uma pesquisa bibliográfica. Foram levantadas todas as teses e dissertações sobre o assunto na plataforma CAPES, e, a partir dos resultados e após a análise dos resumos, foram selecionados 40 textos condizentes com o tema. Realizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016), com categorização dos assuntos contemplados pelos diversos autores. Verificou-se que a maioria dos trabalhos é da área da educação musical, no contexto das escolas de ensino regular, e que a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick foi a principal abordagem avaliativa utilizada para mensurar o nível de apreciação dos sujeitos. Questionou-se o fato de que todos os autores que expuseram seus sujeitos de pesquisa à apreciação musical indicaram ter ocorrido efetivo desenvolvimento dos indivíduos, independentemente da abordagem pedagógica utilizada. Confirmou-se a proximidade entre educação musical e apreciação musical e, por fim, identificou-se que a educomunicação comumente permeou os processos de ensino e aprendizagem encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ricardo Friesen, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em Piano e Especialista em Performance - Música de Câmara pela EMBAP, Mestre pela UDESC na área de Interpretação e Criação Musical, doutorando em Educação pelo programa Educanorte. Premiado em concursos nacionais de piano. Atuou em diversos concertos como solista, recitalista e camerista, com especial ênfase em música contemporânea. Professor do curso de Licenciatura em Música da UFRR.

https://orcid.org/0000-0002-2751-5210

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2011-2014). Mestre em Educação e, Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM (2008-2010). Especialista em Gestão Educacional-UFSM (2007-2008). Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Graduada em Desenho e Plásticas-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professora/pesquisadora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR. Professora dos programas de Mestrado PPGCOM/UFRR (colaboradora) e do PPGE/UFRR (permanente). Professora do doutorado em Educação PGEDA (permanente). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC). Tem atuado nos temas: Arte Urbana, Saberes Amazônicos, Circuito da Arte, Estudos Culturais, Educomunicação e Ensino de Artes.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8137-0913

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Friesen, R. R., & Baptaglin, L. A. (2022). Uma revisão bibliográfica sobre apreciação musical em teses e dissertações. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1103

Edição

Seção

Artigos