Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical
Resumo
Este artigo, de caráter teórico, circunscrito à educação musical e pesquisa (auto)biográfica, trata do conceito de musicobiografização que venho construindo com as pesquisas realizadas no campo da educação musical no Brasil. Ao longo das reflexões busquei argumentar, justamente, sobrea necessidade de se assumir a musicobiografização como um acontecimento apropriador automedial para propiciar ao campo da educação musical um modo de contribuir com a formação dos sujeitos que se relacionam com a música. Com exemplos práticos advindos de pesquisas busquei compreender a automedialidade como uma refiguração do acontecimento apropriador, que, nos proferimentos performativos explícitos, no ato de fazer narrativas de si mediado pela música, é onde reside a ação.Por ser um artigo de caráter teórico ensaístico, a discussão aqui não se configura como um pensamento sistematizado, mas, uma vez localizado no movimento (auto)biográfico empreendido dentro do campo da educação musical por cerca de duas décadas, a proposta consistiu em discutir e aprofundarminha intenção em contribuir com a noção de musicobiografização para as dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam potencialidades e desafios para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical.
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