Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?

Autores

  • Matheus Henrique da Fonsêca Barros Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Juciane Araldi Beltrame

Resumo

Este ensaio delimita, discute e reapropria conceitos que tomaram papel de protagonismo frente aos desafios apresentados ao exercício da docência em música no período da pandemia da  Covid-19. Ademais, são apresentados prognósticos dos cenários educativo-musicais que se desenham à medida que o processo de vacinação avança e novas perspectivas educacionais são configuradas. É possível concluir que o ensino remoto emergencial é uma modalidade educacional particular, com uma relação tempo-espaço específica. Para um encaminhamento das ações educacionais nessa abor-dagem, os processos e práticas educativo-musicais podem se aproximar dos esquemas de funciona-mento da cultura participativa digital. É necessário compreender o ensino híbrido como possibilidade pedagógica que permite articulação e trânsito com diferentes tempos/espaços educativos-musicais, tendo em vista que a própria ideia de hibridização possibilita a integração de diferentes práticas mu-sicais. Para uma prática pedagógico-musical consistente no contexto pós-pandêmico, são necessárias mudanças no processo de formação inicial de professores de música, contemplando temáticas que vão ao encontro das necessidades apresentadas.

Palavras-chave: Educação musical. Tecnologias. Covid-19.

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

Barros, M. H. da F., & Beltrame, J. A. (2022). Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?. REVISTA DA ABEM, 30(1). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1085

Edição

Seção

Dossiê