Entre ventanias e viagens interplanetárias... projetos criativo-musicais em contexto de pandemia

Autores

  • Bárbara Ogleari Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Pesquisa com objetivo de investigar como professores de música escutam e atribuem sen-tidos às produções musicais criativas de estudantes da escola básica, realizadas durante o período de suspensão das aulas presenciais nas escolas, devido à pandemia da Covid-19. É fundamentada no ensino e na aprendizagem criativa. A metodologia consistiu em estudo de caso com quatro pro-fessores de música que atuavam em 2020 na rede pública de ensino de Florianópolis e de Balneário Camboriú (SC), com turmas de 1º a 8º ano. A participação dos professores num curso de formação voltado ao planejamento de projetos criativo-musicais possibilitou a produção de dados para a pes-quisa, por meio das reflexões dos professores sobre os projetos produzidos, da análise das respostas dos estudantes às atividades e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram reflexões dos professores sobre: o planejamento dos projetos; a acessibilidade digital nas atividades; a origina-lidade e inovação nas produções; questões relacionadas à performance musical; a conexão das ideias das crianças com suas experiências musicais; e o envolvimento das crianças com as atividades. As reflexões dos professores na análise das produções podem refletir-se nas suas ações em sala de aula e no planejamento das atividades não presenciais. A abordagem teórica e metodológica da aprendi-zagem criativa na implantação dos projetos permitiu que os professores conhecessem mais sobre os estudantes, abrindo espaço para que as crianças apresentassem suas ideias musicais, estabelecendo uma relação com a música e com a escola durante a pandemia.

Palavras-chave: Música na educação. Professores de música. Ensino criativo. Aprendizagem criativa.

Entre ventanias e viagens interplanetárias... projetos criativo-musicais em contexto de pandemia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Ogleari, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6461248897515408

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina

É professora associada do Departamento de Música e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientando trabalhos nos cursos de mestrado e de doutorado.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9045119393767806

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Ogleari, B., & Beineke, V. (2022). Entre ventanias e viagens interplanetárias. projetos criativo-musicais em contexto de pandemia. REVISTA DA ABEM, 30(1). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1078

Edição

Seção

Dossiê