As questões da música na cantoria: o mito sobre o dom
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir algumas questões relacionadas à música no âmbito da cantoria repentista. Para isso, serão tomados como bases conceituais as teorias de Capital Cultural e Capital Artístico de Pierre Bourdieu, e a perspectiva de talento musical apresentada nos estudos de Schroeder (2004; 2005). Para a análise foram considerados dois trechos de três entrevistas com cantadores da cidade de Juazeiro do Norte-CE, realizadas no ano de 2018. A análise nos permitiu perceber que o discurso acerca do processo de aprendizagem poético-musical, bem como do “sucesso” profissional do poeta repentista, pautava sobre a perspectiva do “dom”, encobrindo um processo mais amplo de aprendizagem musical. Com esse trabalho, esperamos levantar novos questionamentos acerca do desenvolvimento das aquisições musicais, atentando ao fato de que a aprendizagem não se restringe aos dotados de dom e/ou talento “sobrenatural”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).