EU SABO PORQUE SABO: A POÉTICA DA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Resumo
O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.
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