EU SABO PORQUE SABO: A POÉTICA DA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Dulcimarta Lemos Lino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel do Nascimento Dornelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.

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Biografia do Autor

Dulcimarta Lemos Lino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Duclimarta Lemos Lino é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, na área Educação Infantil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Educação Artística: Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora e pesquisadora do Coletivo do Espaço de Criação Musical, escola de música que criou em 1993 para experimentar a poética do barulhar e os tempos e espaços coletivos de viver a música brasileira. Pianista e diretora musical. Coordenadora do PIA: Núcleo Itinerante de MPB da Faculdade de Educação da UFRGS, grupo musical que se dedica a realizar concertos e oficinas em escolas públicas de educação infantil. Dirige o Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS). Desenvolve projeto de pesquisa em parceria com o Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC): “Experiencia poética e docência na Educação Básica: linguagem, intercorporalidade e mundo”. https://orcid.org/0000-0002-1195-1683

Gabriel do Nascimento Dornelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gabriel do Nascimento Dornelles é estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor da rede particular de ensino e músico. Pesquisador do Projeto de Pesquisa Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos na FACED/UFRGS. Participa do Curso de Extensão Pia: Concertos e Oficinas. É integrante do Pia: Núcleo Itinerante de MPB da FACED/UFRGS coordenado pela professora Dulcimarta Lemos Lino. https://orcid.org/0000-0003-1471-7435

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Lino, D. L., & Dornelles, G. do N. (2019). EU SABO PORQUE SABO: A POÉTICA DA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/824

Edição

Seção

Artigos