Por un currículo contrahegemónico: de la educación musical a la música educativa*
Resumo
Este artículo defiende una educación musical fundamentada en un currículocrítico que contribuya a los objetivos generales del sistema educativo y quecontrarreste el poder hegemónico que impone el modelo curricular imperante.Para desarrollar esta tesis, se exponen en primer lugar algunos conceptosbásicos de teoría del currículo y de su aplicación en educación musical. Enla segunda se abordan los conceptos de didáctica y currículo musicales.En la tercera se hace una aproximación a una teoría crítica de la educaciónmusical que imprima un giro copernicano en los términos, de tal modo que seantepongan las personas al contenido para así hacer que la música sea unapoderosa herramienta educativaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).