Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: o tom metodológico dos podcasts biográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432111

Palavras-chave:

formação docente; educação infantil; escola pública; processos formativos; pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir como as narrativas digitais e o podcast biográfico foram utilizados em uma pesquisa mais ampla, que teve como objetivo compreender como se construíram os processos formativos de três professoras e três professores de música que trabalham na Educação Infantil, por meio de suas narrativas de experiências vividas. Para exemplificar, escolhemos partes dos podcasts gravados com a professora Thaynah Pinheiro e com o professor Sinval Junior para trazer à tona temáticas como: a presença docente, o ensino de música e o planejamento no contexto da Educação Infantil. As narrativas de experiência das professoras e dos professores foram registradas no formato de podcasts biográficos, termo elaborado a partir de dois pilares teóricos: o da comunicação e o da pesquisa biográfica. Abordamos o paradigma narrativo-autobiográfico como método, as narrativas digitais de experiências vividas como técnica e a compreensão cênica para fins de análise. Descrevemos o termo “podcast biográfico”, explicando como as ferramentas tecnológicas foram utilziadas nesta investigação. A partir do modelo da compreensão cênica, apresentamos e discutimos as temáticas destacando a importância do ensino de música para crianças pequenas. Compreendemos que a ferramenta metodológica do podcast biográfico promove ampla divulgação das narrativas e proporciona caminhos formativos não só no espaço acadêmico, mas principalmente nas escolas, destacando a potência de compartilhar experiências como uma maneira de (trans)formar-se e de legitimar o ensino de música na escola pública. Os conhecimentos compartilhados tornam-se, então, subsídios de aprendizagens para futuras professoras e futuros professores de música na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Ana Ester Correia Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ana Ester Correia Madeira é doutora, mestre e licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente, coordenado pela Professora Dra. Teresa Mateiro. É professora de música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; cantora, pianista e integrante do Grupo de Evangelização Infantil Semeando a Esperança, onde trabalha com música e teatro de fantoches. Tem como foco de pesquisa os seguintes temas: pesquisa (auto)biográfica, narrativas, educação musical e formação docente na Educação Infantil. http://lattes.cnpq.br/1464422527899676

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Teresa Mateiro é professora titular do Departamento de Música (DMU) da UDESC. Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Lund, Suécia. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/UDESC/CNPq). http://lattes.cnpq.br/5855298976151490

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Correia Madeira, A. E., & Mateiro, T. (2024). Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: o tom metodológico dos podcasts biográficos. REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32111. https://doi.org/10.33054/ABEM202432111

Edição

Seção

Artigos