Projetos sociais em música do Alto Oeste Potiguar: mapeamento, práticas e desafios nos processos educativos
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432205Palavras-chave:
educação musical em projetos sociais, ensino coletivo de instrumentos, ensino e aprendizagem musical, prática docente em projetos sociais, impacto social da educação musicalResumo
Este estudo partiu de um mapeamento dos projetos sociais que contemplam o ensino de música localizados na região do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, objetivando analisar as práticas musicais desenvolvidas e identificar os desafios enfrentados pelos professores que atuam nesses espaços. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica, envolvendo levantamento de dados para a produção de um mapeamento, e contou com a aplicação de questionários enviados a docentes por meio de formulários digitais, contemplando também a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa envolveu 14 participantes cujas respostas forneceram dados que revelaram aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de música nos contextos dos projetos sociais dentro do recorte geográfico abordado. Os resultados obtidos permitem destacar a importância dessas iniciativas para suas comunidades, proporcionando oportunidades de aprendizado musical e contribuindo com o desenvolvimento de crianças e jovens, desempenhando um papel importante no fomento à educação musical.
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