Música em Rede: Projeto Barulhar na escuta da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432105

Palavras-chave:

música na escola pública; educação musical e educação infantil; pedagogia e música.

Resumo

O ensaio reúne narrativas constituídas em rede à formação continuada de professores em educação musical na escola pública da infância. Desencadeado no percurso de estudos da pesquisa “Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação”, o Projeto Barulhar interpela dimensões políticas, epistemológicas e éticas complexas e plurais em torno da relação entre música e criação, desde a pedagogia. Nossa metodologia investigativa são as conversas, encontros que colocam pedagogos, acadêmicos e crianças de diferentes níveis de escolaridade em roda para estar juntos e produzir sentidos. O Projeto Barulhar tem como objetivo fortalecer a formação continuada de pedagogos da escola pública em educação musical, interpelando feituras corporais decoloniais, gesto político, que além de expor a fragilidade de nossas democracias e de seus (im)previsíveis direitos prometidos, sustenta a autonomia e o protagonismo de coletivos, destacando a potência transformadora da escola pública na firmeza da resistência e na coragem da criação. Em rede escutamos, (re)aprendendo a pensar a concepção formativa da educação musical na pedagogia como partilha de vozes, gestos, silêncios, escutas que nos situam sendo-uns-com-os-outros, em contraponto à continuidade da função civilizatória alicerçada nas matrizes de formação colonial estabelecidas. Trata-se de experiência pedagógica de produção material e simbólica de outros modos de com-viver, expondo laços que se arriscam a decolonizar os saberes e tocar o espetáculo corporal que inventa música em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcimarta Lemos Lino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dulcimarta lemos Lino é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Educação, mestre em Educação e Licenciada em Educação Artística: habilitação em Música. É também professora de Educação Musical no Curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do grupo de pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS), pesquisadora do grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (UNISC) e diretora musical do PiÁ, Programa de Extensão (FACED/UFRGS). Tem experiência destacada na formação de professores em educação musical na infância e é pianista e diretora musical.  http://lattes.cnpq.br/3836428588

Sandra Regina Simones Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul

Sandra Regina Simones Richter é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, doutora em Educação, professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (UNISC) e pesquisadora do Grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC).

https://lattes.cnpq.br/8984188058707610

Paula Cristiana Emcke, Universidade Feevale

Paula Cristiana Emcke é contadora de histórias e professora da rede pública municipal atuando com a Educação Infantil e Anos Finais do Ensino Fundamental. É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especializada em Educação Infantil e Séries Iniciais com ênfase em Ludopedagogia e Literatura Infantil. É também pesquisadora da música na infância no Escuta Poética (FACED/ UFRGS), integrante da pesquisa Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação (Lino, 2020) e colaboradora no Ponto de Cultura Biguá (Guaíba/RS). Atua na formação de professores na área de literatura, culturas ancestrais e música brasileira.

http://lattes.cnpq.br/2217759436442572

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Autoretrato em el estúdio. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2018.

ABREU, Thiago Xavier de. A institucionalização da educação musical no Brasil Império: três aspectos de uma transformação no semino de música. Revista da ABEM, v. 31, n. 1, e31104, 2023.

BRASIL. Lei no 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União: Brasília, ano CXLV, n. 159, seção 1, p. 1, 19 ago. 2008.

BUENO, Iyá Sandrali. Pelo direito de ser quem sou: um ser coletivo. Porto Alegre, RS:Zouk, 2022.

CHAUÍ, Marilena. Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense-/Universitária, 1987.

FERREIRA, Dessa. Manifesto Pindorama. Música Afro-Indígena Contemporânea. Projeto Natura Musical. Instagram @dessaferreira, fev. 2023.

KATER, Carlos. NuSom Conversa com Carlos Kater. Núcleo de Pesquisas em Sonologia , ECA-USP. Coord: Fernando Iazetta, 19 de abril de 2021. Disponivel em: http://www2.eca.usp.br/nusom/eventos_kater. Acesso em: 2 jul. 2021.

KATER, Carlos. Por que música na escola? In: JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata; MOLINA, Sérgio; TERAHATA, Adriana Miritello (Coords.) A música na escola. São Paulo: Alucci & Associados Comunicações, 2012. p. 42-45.

KUSCH, Rodolfo. América Profunda. Buenos Aires: Biblos, 1999.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPED, n.19, mar/abr., 2002.

LIMA, Paulo Costa. Bate Papo sobre Composição com o compositor Paulo Costa Lima. Programa de Extensão UFRJ. PITOMBEIRA, Liduino; WAGNER, Yahn. Jun. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RK0xdWpd6j8 Acesso em jun. 2022.

LINO, Dulcimarta Lemos. A educação musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar. Pesquisa Concluída. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2020a. 182f.

LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a escuta sensível da música nas culturas da infância. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. 395f.

LINO, Dulcimarta Lemos. Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação. Projeto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), 2021.

LINO, Dulcimarta Lemos. Pílulas Sonoras: um manifesto de resistência à Educação Musical. Projeto de Pesquisa Educação Musical nos Cursos de Graduação em Pedagogia Gaúchos: processos de escuta e criação na experiência de barulhar. Porto Alegre: FACED/ UFRGS, 2020b. Diagramação: Débora Mascarello. Tiragem 100 exemplares.

LINO, Dulcimarta Lemos; EMCKE, Paula Cristiana. Cafeteria Barulhar: a melhor com feitaria! Projeto Barulhar: Cadernos de Bolso. Ano I. ProduçãoPesquisa Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação. Porto Alegre: Faced/UFRGS, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1WcbBUvGwe- rP5M6oQ3x8ejHU9XKxCZyy/view?usp=sharing Acesso em fev.2024.

LINO, Dulcimarta Lemos; EMCKE, Paula Cristiana. O que aprendemos se torna parte de quem somos. Projeto Barulhar: Cadernos de Bolso. Projeto Piloto. Produção Pesquisa Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação. Porto Alegre: Faced/UFRGS, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1mPq_xv5hL56zgmdI3UX4ka8Pg0pczhgI/view? usp=sharing Acesso em fev. 2024.

LINO, Dulcimarta Lemos; EMCKE, Paula Cristiana. Tocar e ser tocado. Projeto Barulhar: Cadernos de Bolso. Ano II. Produção Digital da Pesquisa Música(s) na(s) Escola(s): conversações em criação. Porto Alegre: Faced/UFRGS, 2023.

LINO, Dulcimarta Lemos; VARGAS, Augusto Alves; CUNHA, Eduardo dos Santos. Pó di Questim! Plataforma SoundCloud, 2020-2022. Disponível em: https://soundcloud.com/podiquestim-ufrgs Acesso em fev 2024.

NANCY, Jean-Luc. Política e/ou Política. ALEA: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro, vol.17/1, jan-jun 2015 p.166-178. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/P7vfCb8tPjtFnmC4bC7DcXN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 20 mar. 2020.

NÓBREGA, Antônio. Brincante em Casa: palestra com Antônio Nóbrega. Vídeo youtube, 2020a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lz2ZqA9qvGI Acesso em 2 jul. 2021

NÓBREGA, Antônio; FREIRE, Wilson. Ninguém solta a mão, ninguém. Vídeo, 2020. Disponível em: https://antonionobrega.com.br Acesso em fev. 2024.

QUEIROZ, Luís Ricardo Silva. Diversidades, música e formação musical: amalgamas da contemporaneidade. In: MOURA, Eduardo Junior Santos;CALLADO, Maria Amélia Castilho Feitosa; DURÃES, Nelcira Aparecida (Org.). 10 anos de Seminário de Pesquisa em Artes. Montes Claros: Editora Unimontes, 2021, p. 158-202.

RIBEIRO, Tiago; SKLIAR, Carlos. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p.13-30, set./dez., 2020.

RICHTER, Sandra; LINO, Dulcimarta. Estar à escuta: música e docência na educação infantil. Childhood & Philosophy. Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-24, out. 2019.

SANTOS, Regina Márcia; ARISTIDES, M. A aprendizagem inventiva na educação musical: jogo, cartografia e trabalho colaborativo. In: NASCIMENTO, M. T; STERVINOU, A (orgs). Música e colaboração: perspectivas para a Educação Musical. Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2019. p. 127-154

SANTOS, Regina Márcia; KATER, Carlos. O projeto A Música da Gente: entrevista com Carlos Kater. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, 2017. p. 151-166. Disponivel em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7581/4919.

Acesso em 3 jul. 2021.

SANTOS, Regina Márcia Simão. Aprendizagem como acontecimento: contribuições a propósito da educação musical como formação humana. Boletim Fladem, nov. 2019. Disponível em: <https://www.fladembrasil.com.br/boletim-11-de-2019>. Acesso em: 29 jun. 2020.

SANTOS, Regina Márcia Simão. Música, a realidade nas escolas e políticas de

formação. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, 49- 56, mar. 2005.

SANTOS, Regina Márcia. Sobre o “Se” e o “Então”: a pedagogia do contágio, do afeto, do encontro. III Seminário Estudos Poéticos: Webnário IV. 25 de maio de 2021 (dezembro de 2020 à outubro 2021). Coord: Grupo de pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Zj765FNn18. Acesso em 2 jun. 2021. SÃO LEOPOLDO. Conselho Municipal de Educação. Resolução n. 013, 12 de dezembro de 2012. São Leopoldo, RS.

SKLIAR, Carlos. Conversar e conviver com os desconhecidos. In: FONTOURA; Helena Amaral.Políticas Públicas, Movimentos Sociais: desafios à pós- graduação em educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. p.27-37.

SKLIAR, Carlos. De haberlo escrito antes: fragmentos dispersos, reunidos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-07

Como Citar

Lino, D. L., Simones Richter, S. R., & Emcke, P. C. (2024). Música em Rede: Projeto Barulhar na escuta da escola pública. REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32105. https://doi.org/10.33054/ABEM202432105

Edição

Seção

Artigos