Docência em música nos Institutos Federais: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202331116Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa exploratória, configurada como revisão integrativa, nos anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. O objetivo da pesquisa foi descrever a docência em música nestas instituições, do qual três categorias foram extraídas: ações, contextos e impactos da atuação docente em música. Os resultados indicaram que as ações se dão por meio do ensino de instrumentos de banda, canto coral, oficinas musicais diversificadas, atividades de musicalização infantil, desenvolvimento e experimentação de recursos tecnológicos e em práticas interdisciplinares. As ações descritas ocorrem principalmente na extensão, mas também no ensino e na pesquisa. Os contextos materiais envolvem dificuldades em obter espaço físico e/ou materiais adequados, a comum existência de um único docente de Arte no campus, a criação de uma rede de apoio com professores de outras disciplinas e com alunos mais experientes e egressos para ações de educação musical e a construção de parcerias interinstitucionais. Os contextos simbólicos se relacionam a dificuldades com a aparente desvalorização da música como área de conhecimento, o que requer a necessidade constante de apresentar resultados positivos para legitimar-se no contexto institucional. Os impactos dessas ações estão associados ao desenvolvimento de aprendizagens musicais, à formação ou incentivo profissional no campo da música e à ampliação da relação entre os campi e as comunidades interna e externa. A discussão realizada é útil para compreender melhor a educação musical desenvolvida na educação profissional e tecnológica.Downloads
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