História de vida com as autobiografias musicais: contribuições de Maria Cecília Torres para o campo da educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432102

Palavras-chave:

História de Vida, autobiografias musicais, pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

Este artigo busca desvelar a história de vida de Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres construída na área da educação musical. Nele busco interrogar como as autobiografias musicais se constituem como práticas de formação em música. Os pressupostos teóricos e metodológicos estão fundamentados no método (auto)biográfico, cuja fonte incide sobre as histórias de vida. A análise das fontes está abalizada no conceito de compreensões cênicas. Sua história de vida com as autobiografias musicais traz contribuições para se pensar nesta abordagem, mediada pelas escolhas de repertórios musicais como playlist de vida. A história de vida profissional que Cecília Torres tem com a área é capaz de gerar uma identidade narrativa – um caráter durável e inovador que, sem perder de vista tudo que se tem sistematizado, está implicado com os compromissos de longa duração, nos quais os sujeitos se engajam. Os resultados identificam questões relacionadas à subjetividade de quem narra e se constitui com a qualidade daquilo que se torna recorrente na gestão de sua musicobiograficidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília

Delmary Vasconcelos de Abreu possui pós doutorado em Educação na linha de pesquisa: cultura escrita, linguagens e aprendizagens pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2019); doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) - linha Educação Musical; e mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). É licenciada em Musica pelo IPA/RS e em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Atua como docente nos cursos de licenciatura em Música presencial e a distância, nos programas de pós-graduação em Música – PPGMUS-UnB e Mestrado Profissional – Profartes na Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Autobiografia, registrado no CNPq desde 2013. Atualmente é coordenadora do PPGMUS-UnB e bolsista do CNPq – PQ2. http://lattes.cnpq.br/0880820345740922

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta (atenta), compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, Cuiabá/MT, 2016.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Anotações teórico- metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Educação, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 13-26, jan./abr., 2014.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto.. Profissionalização Docente e Identidade – A Invenção de Si. Revista Educação. Porto Alegre, RS, ano XXX, no especial, p. 163-185, out.2007.

ABREU, Delmary Vasconcelos. O movimento da pesquisa (auto)biográfica em educação musical no Brasil: contribuições das pesquisas em rede para os processos de formação em música. Projeto de Pesquisa do CNPq, 2023.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Revista Orfeu, UDESC, v. 7, n. 4, p. 02-22, abr. 2022a. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407 012022e0102/14185. Acesso em: 20/12/2022

ABREU, Delmary Vasconcelos. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da ABEM, v. 30, n. 2 e30202, 2022b.Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/45198/1/ARTIGO_EnsaioMusic obiografizacaoVertente.pdf. Acesso em: 30/11/2022.

ABREU, Delmary Vasconcelos. Configurando identidades narrativas no campo da educação musical. Revista OPUS, v. 28, 2022c. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2 022.28.14/pdf. Acesso em: 23/12/2022.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da ABEM, v. 27, n. 43, p. 150-167, jul./dez. 2019.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, 2017.

ALMEIDA, Jéssica. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-24, abr. 2022.

ALMEIDA, Jéssica. Biografia música-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de ensino médio integrado do IFB-CSAM. Dissertação (Mestrado em Música) – UnB, Brasília, 2017.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Traduação de Rosaura Eichenberg, 1 ed; 1 reimp. Belo Horizonte: Autênica Editora, 2017. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

BRAGA, Eudes de Carvalho; ABREU, Delmary Vasconcelos. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

DELORY-MOMBERGER, Christine. La photographie comme médiation biographique d’une mémoire individuelle et collective. In: SOULAGES, François; ERBETTA, Alejandro (dir.). Art et reconstruction. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 59-68

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 17, n. 51, p. 523-740, set. dez. 2012.

DILTHEY, Wilhelm, A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FERNANDES, José Nunes. Educação Musical. Temas Selecionados. Curitiba, Editora CRV, 2013.

FIGUEIRÔA, Arthur S. A construção de laços com as Escolas Parque de Brasília: Narrativas (auto) biográficas com professores de música. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, 2017.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993. FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa:

Passagens, 1992.

GINZBURG. Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Revista Educaçãoe Realidade. Porto Alegre, no 1, v. 37, p. 19 - 31, jan/abr. 2012.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Significações acerca de si mesmo por meio de narrativas sobre a experiência musical. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 1, p. 42- 58, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss1articles/maffioletti- abrahao.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.

MARINAS, José Miguel. La escucha en la historia oral. Palabra dada. Madrid: EditorialSíntesis, 2007.

NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Edson B. Experiência como acompanhadores: a documentação narrativa de três violonistas, 2018, 103p. Dissertação (Mestrado Acadêmico) Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

PASSEGGI, Maria da C. Abordagens Narrativas na Pesquisa Educacional Brasileira. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980- 2020), v. 41, p. 57-79, jun. 2020.

PASSEGGI, Maria C e SOUZA, Elizeu C. O Movimento (auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Investigação Qualitativa, 2, pp. 6-26, 2017.

PINEAU, Gaston. Temporalidades na formação: rumo a novos sincronizadores. São Paulo: Triom, 2004.

PITANGA, Daniel Martins. Candeeiro Musical: três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, 2021.

QUEIROZ, Haniel Henrique Vieira de. Dimensões da musicobiografização na perspectiva de três professores de música: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, 2021.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. 1a ed.São Paulo:Editora WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa – O tempo Narrado. Editora WMF, MartinsFontes, Tomo 3, 2010.

RICOEUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Editora 70 LTDA, 2009. RICOEUR, Paul. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SIMAS, Lilson Peregrine. Memorial Musicobiográfico: revelando o cerne da docência de música. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

SOUZA, Hugo, L. G. Experiências musicais formativas do sujeito com o lugar: construindo caminhos para o ensino de música no IFB-CCEI. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, 2018.

SOUZA, Jusamara. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, n. 33, p. 109-120, jul/dez, 2014.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Playlists em tempos de pandemia da covid19: narrativas de educadores e educadoras musicais integrantes de um grupo de estudos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16: 1595-1613, Edição Especial, 2020.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Revista Ouvirouver, Uberlândia v. 13 n. 2 p. 644-657 jul.|dez. 2017

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de alunas de pedagogia: músicas, memória e mídia, 2003, 176p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Abreu, D. V. de. (2024). História de vida com as autobiografias musicais: contribuições de Maria Cecília Torres para o campo da educação musical. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32102. https://doi.org/10.33054/ABEM202432102

Edição

Seção

Artigos