Tocar é aprender e ensinar, e ensinar e aprender é tocar: reflexões sobre a ideia de Professor Propositor Performer

Autores

  • Marta Macedo Brietzke
  • Mario André Wanderley Oliveira
  • Fabio Soren Presgrave

Resumo

Este texto se coloca na interface entre educação musical e performance, busca, em suas análises, dissolver certa dicotomia existente entre as áreas propondo a ideia de Professor Propositor Performer. Como métodos de trabalho foram abordados contornos da etnografia, autoetnografia e cartografia, considerando propostas dessas práticas de maneira polifônica. Os principais resultados e conclusões indicam que conceber a ideia de Professor Propositor Performer situa os professores de instrumentos musicais fora de uma espécie de limbo formativo e acadêmico, valorizando seus fazeres e considerando-os como pessoas não fraccionadas.

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Biografia do Autor

Marta Macedo Brietzke

lattes: http://lattes.cnpq.br/4848871040856090

orcid:  https://orcid.org/0000-0001-6198-0813

Mario André Wanderley Oliveira

lattes: http://lattes.cnpq.br/3051960153236945

Orcid: https:// orcid.org/0000-0001-8349-0380

Fabio Soren Presgrave

lattes: http://lattes.cnpq.br/0527049289531555

Orcid: http:// orcid.org/0000-0001-7911-6054

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Brietzke, M. M., Oliveira, M. A. W., & Presgrave, F. S. (2023). Tocar é aprender e ensinar, e ensinar e aprender é tocar: reflexões sobre a ideia de Professor Propositor Performer. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1202

Edição

Seção

Artigos