Não tem Dalcroze e Orff que deem conta: desafios iniciais da docência em música
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432101Palavras-chave:
ensino de música, Formação docente, práticas pedagógicasResumo
O artigo analisa as necessidades da formação profissional docente em Música, por meio da compreensão dos principais desafios das primeiras experiências de egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), após a entrada, por meio de concurso, em redes públicas de ensino para o exercício da profissão. Os dados foram coletados durante o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022. Cada um dos seis participantes do estudo foi convidado para uma aula do componente curricular Processos de Musicalização, na qual daria seu depoimento sobre sua entrada na docência, sob a forma de uma conversa. A análise dos dados se ampara nas discussões da epistemologia da prática profissional. As conversas foram analisadas tendo como base a Análise Temática (AT). Os resultados apontam que, além dos desafios estruturais impostos a boa parte das escolas de educação básica para o trabalho com música (salas, instrumentos, compreensão geral da importância da Música neste nível de formação), os egressos ainda enfrentam a violência estrutural da sociedade brasileira e os desafios de compreender e se comunicar com culturas diferentes. Explorar tais aspectos é a intenção deste artigo.
Palavras-chave: o ensino de Música, formação docente, práticas pedagógicas.
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