Aspectos emocionais no ensino musical na primeira infância: contribuições da neurociência

Autores

  • Matheus Carvalho Rebelo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a relação entre as emoções e o ensino musical, em especial na primeira infância. Tendo como base teórica as contribuições da neurociência para a área educacional, buscou-se compreender as emoções como processo neurológico, com o objetivo de aprimorar estratégias de ensino musical. Alguns aspectos relacionados a emoções, como a memória afetiva, a curiosidade e a dinâmica de ensino, se destacaram como fatores potencializadores do processo pedagógico. Outro ponto fundamental abordado pela pesquisa diz respeito a interpretações equivocadas de fatos neurológicos, dando origem a informações falsas que são amplamente difundidas: os "neuromitos''. Ao serem assimilados por pais e profissionais de educação, os neuromitos podem ser extremamente prejudiciais para o desenvolvimento da criança. A compreensão da relação entre emoções e o processo de aprendizagem é de grande valia para professores, especialmente na educação musical. No entanto, é preciso atenção para que as conclusões não sejam precipitadas e acabem por ter um efeito negativo para o processo pedagógico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Carvalho Rebelo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Matheus Rebelo é professor de música e pesquisador em música e teatro. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Teatro Musicado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Possui graduação em Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, Música e Teatro Musicado.

ORCID: 0000-0001-5425-2228

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Rebelo, M. C. (2022). Aspectos emocionais no ensino musical na primeira infância: contribuições da neurociência. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1132

Edição

Seção

Artigos